Experiência de Marca

Santa Marta recebe primeira pintura do Tudo de Cor

O comerciante e compositor Paulo Velho, de 53 anos de idade, nascido e criado no Santa Marta, participará da revitalização da fachada do seu imóvel, primeiro a receber as cores da Coral neste ano.

O projeto “Tudo de Cor Para Rio de Janeiro – Santa Marta”, da Tintas Coral, que tem como objetivo pintar a fachada de cerca de 1,5 mil casas na região até 2014, colore a primeira casa do ano.

O comerciante e compositor Paulo Velho, de 53 anos de idade, nascido e criado no Santa Marta, participará da revitalização da fachada do seu imóvel, primeiro a receber as cores da Coral neste ano.


Com dois pavimentos e uma laje, com vista privilegiada do Cristo Redentor, Lagoa Rodrigo de Freitas e Pão de Açúcar, a edificação abriga a casa e o bar do morador, que vive com a esposa, filha, genro e duas netas.

O bar leva seu nome e está aberto há 22 anos. Toda a edificação será pintada com as cores Azul Safira e Branco Neve da paleta de cores definida pela Coral para o projeto. A pintura é feita de forma conjunta entre o morador e a empresa, que fornece todas as tintas, os equipamentos e o treinamento básico para a revitalização das fachadas das casas.

Presente na comunidade carioca desde o final de 2012, o “Tudo de Cor Para Rio de Janeiro – Santa Marta” tem como um dos principais pilares o engajamento dos habitantes da região.

“Queremos estimular que os próprios moradores pintem as suas casas e, por isso, fornecemos as condições necessárias, inclusive cursos e orientação de profissionais especializados. Com isso, também buscamos gerar novas oportunidades de trabalho para a comunidade”, afirma o presidente da marca, Jaap Kuiper.

Projeto piloto do “Tudo de Cor Para Rio de Janeiro – Santa Marta” realizado em 2010.

O projeto piloto da da Coral no Santa Marta aconteceu em 2010 e, naquela ocasião, a empresa utilizou 2.600 litros de tintas para pintar a fachada de 34 imóveis, além da quadra da Escola de Samba Mocidade Unida do Santa Marta, localizada na Praça do Cantão.

A parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) permitiu que moradores da comunidade trabalhassem na pintura e se qualificassem no curso de Pintor de Alvenaria.

Nascido na comunidade, Paulo Velho acompanhou de perto as mudanças ocorridas no morro. Ele conta que na época de criança, a área não tinha nem luz elétrica. “É muito gratificante ver a evolução da comunidade e a atenção que temos recebido da Tintas Coral para deixar a região mais bonita e atraente”, afirma Paulo.

Hoje, aposentado pela aeronáutica como carpinteiro, toma conta do pequeno bar e atua como compositor de samba nas horas vagas.

Tudo de Cor Para Rio de Janeiro – Santa Marta

Cerca de 300 mil litros de tintas serão utilizados em 24 diferentes tonalidades para a realização do projeto. Os moradores escolhem a cor preferida dentre as opções oferecidas e contam com a consultoria do arquiteto Jorge Abrantes, parceiro do projeto.

Além da revitalização do ambiente, os moradores também terão a oportunidade de fazer cursos de capacitação na área de pintura, em conjunto com o Senai, ao longo de 2013. Para definir os rumos do projeto em parceria com a comunidade, o “Tudo de Cor Para Rio de Janeiro – Santa Marta” criou um comitê de lideranças locais que se reúne periodicamente.

Segundo o presidente da Associação de Moradores do Santa Marta, José Mario Hilário, as discussões mensais desse grupo mostram a maturidade alcançada pela comunidade, que está sendo resgatada pela Coral com o projeto.

Antes de começar o trabalho de revitalização, a situação das fachadas de todas as moradias foi avaliada pela Coral a partir de um levantamento técnico inédito realizado no Santa Marta.

A parceria estabelecida entre a Tintas Coral e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (Emop-RJ), responsável pelas obras de reurbanização da capital, está viabilizando o emboçamento externo das casas e a construção e colocação de andaimes para a pintura.