Mais de 150 pessoas, entre estudantes e professores, participaram em Salvador da 7ª Semana de Marketing Promocional (Sampro 2011). Evento da Associação de Marketing Promocional (Ampro), realizado na Bahia pela Ampro Nordeste, acontece todos os anos simultaneamente em diversas capitais brasileiras.
Como já havia comentado aqui, fiz uma palestra com um tema superbacana: “Quem é (ou o que é) Promocitário? Criando e produzindo de forma diferente”. Estiveram presentes estudantes das universidades Unijorge e Unifacs.
Na abertura do evento, a presidente da Ampro-Nordeste, Djanira Dias apresentou a nova definição da Ampro sobre o marketing promocional, que segundo pesquisas do Grupo de Estudos Acadêmicos da organização, passa a ser associado à “Comunicação de marca com objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos ou serviços”.
A dirigente também abordou a importância da Sampro para a comunidade acadêmica. “Nosso objetivo é agregar conteúdos, pois percebemos que existe uma lacuna de informações na área promocional para os estudantes de Comunicação”, explicou Djanira.
Estudante do sexto semestre de Relações Públicas, na Unifacs, Leila Bernalice Lacerda se entusiasmou com a Sampro 2011. “Achei um evento sensacional e esclarecedor. As palestras me incentivaram a buscar mais informações sobre promo. Acredito que as faculdades deveriam abordar mais o tema marketing promocional para os estudantes”, ressaltou.
Djanira Dias adianta que, em 2012, a Ampro Nordeste vai realizar um curso sobre Planejamento, em Salvador (BA), com datas e locais que serão confirmados futuramente.