Durante três dias, o potencial turístico da Bahia foi mostrado para profissionais da área e público geral no terceiro Salão Baiano de Turismo, realizado de 08 a 10/05, no Centro de Convenções, em Salvador.
Com a presença das 13 zonas turísticas do Estado, estandes de 87 municípios e de segmentos e produtos culturais e turísticos locais, o Salão cumpre sua função institucional como maior evento de promoção do Estado.
De acordo com o secretário do Turismo, Pedro Galvão, mais de 12 mil pessoas visitaram o terceiro Salão. Os parceiros do trade estimam em R$ 70 milhões os negócios gerados durante o Fórum Internacional de Turismo, Hotelaria e Gastronomia, a Expo Hotel Abih – BA, Expo Alimentos & Bebidas Abrasel-BA e a Feira de Turismo da Abav-BA.
Foto: Divulgação/Salão de Turismo de Salvador.
“Mas o volume de negócios pode chegar até R$ 300 milhões, no decorrer do ano, a partir dos contatos feitos durante os eventos realizados junto ao Salão”, estima Galvão.
O secretário explicou que, esse ano, o evento “Foi reduzido e focado no público profissional, mas aberto ao público para que todos possam conhecer mais os destinos turísticos da Bahia. Nossos próximos desafios serão o São João e a Copa do Mundo”.
O evento reuniu operadores e agentes de viagem de todo o Brasil, jornalistas, prefeitos e representantes dos municípios turísticos baianos, além de grupos hoteleiros, empresas aéreas, agências de receptivo e o público em geral.
Um dos destaques do evento foi a rodada de negócios, realizada em parceria com o Sebrae, que reuniu 32 operadores de turismo – 23 nacionais e nove baianos – com mais de 50 fornecedores baianos. A intenção foi apresentar os atrativos e equipamentos turísticos da Bahia e gerar oportunidades para empresários baianos.
No Núcleo do Conhecimento, profissionais e estudantes tiveram acesso a palestras, como a Publicidade abusiva e enganosa, turismo de base comunitária e cooperativismo, além de cursos de atendimento ao cliente e planejamento financeiro.