Mídia

Saiba por que estilo e qualidade começam a direcionar o mercado de notebooks

<!--StartFragment-->Não foi somente o uso de notebooks que cresceu no Brasil nos últimos anos: a exigência dos consumidores também aumentou. Hoje, graças à velocidade da era digital em que o mundo vive, usuários buscam aparelhos que facilitem cada vez mais as suas vidas e que acompanhem seu ritmo acelerado. <!--EndFragment-->

Não foi somente o uso de notebooks que cresceu no Brasil nos últimos anos: a exigência dos consumidores também aumentou. Hoje, graças à velocidade da era digital em que o mundo vive, usuários buscam aparelhos que facilitem cada vez mais as suas vidas e que acompanhem seu ritmo acelerado. Tanto que, segundo estudo da consultoria IDC Brasil, dos cerca de 4 milhões de aparelhos vendidos no país em 2015, 15% eram modelos de faixas de preço mais elevadas – contra apenas 3% de 2014. Mas quais características deste nicho atraíram tanto os usuários? Para a Samsung, líder mundial em tecnologia e dona de um amplo portfólio de notebooks, são dois pontos principais – que começam também a ser encontrados em outras categorias.

O primeiro dos diferenciais desses notebooks é o design. Além de serem feitos de materiais diferentes, modelos dessa categoria são mais leves e finos. Parte da linha Style da Samsung, o S40 é um exemplo: feito de liga de alumínio, ele pesa menos de 1 Kg e tem pouco mais de 1 cm de espessura. “O consumidor que busca aparelhos como esses quer mobilidade e deseja carregá-lo tranquilamente na mochila ou até mesmo em uma pasta”, diz Luciano Beraldo, Gerente Sênior de Produtos da área de Notebooks da Samsung Brasil. “Essa característica, portanto, pode facilitar seu dia a dia, principalmente no caso de perfis de usuários que se locomovem com frequência.”

É uma tendência que chegou também a modelos de outras categorias de notebooks, que também estão com as dimensões cada vez menores. O Samsung Chromebook 3, recentemente lançado pela empresa, por exemplo, oferece uma proposta para um perfil diferente, do usuário sempre conectado, mas também é leve e fino: tem pouco mais de 1 Kg e apenas 1,79 cm de espessura. E mesmo aparelhos voltados para toda a família, como os da linha Essentials, não passam muito dos 2 Kg.