Conchas, búzios, garrafas pet, escamas de peixe, isopor, papel revista e jornais. Essa infinidade de materiais, aparentemente sem serventia, vira arte e moda nas mãos da estilista Guida Maria, que realiza desfile individual na Expo de Moda 2010, no dia 10/06, às 19 horas, no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções, em Salvador (BA).
Nas mais de 30 peças que serão apresentadas no desfile, Guida Maria desenvolve um vestuário ecologicamente correto, que mistura a aplicação de materiais reciclados com outras técnicas, como o crochê. “Esta coleção é fruto do meu aprendizado no Teatro Castro Alves, onde trabalho há mais de 18 anos e atualmente coordeno o setor de figurino. Desenvolvi um estudo de materiais recicláveis e vi que muita matéria prima estava sendo desperdiçada”, conta a estilista.
As peças são pensadas para produção cinematográfica, teatral, dança e propaganda, com modelos desenhados também para o dia a dia, inclusive para festas de casamentos e bailes de debutantes. Tudo começou há quase 20 anos, durante uma viagem da artista a Ilha de Boipeba. Lá, ela visitou e conversou com artesãos locais que a ensinaram a tratar os materiais recicláveis por intermédio de processos específicos de lavagem e secagem. “Diante dos problemas ambientais pelos quais passamos, acredito que cada indivíduo deve buscar soluções que amenizem as consequências da poluição no planeta”, finaliza.
A FEIRA
A 19ª edição da Expo de Moda, que ocorre de 8 a 13/06, no Pavilhão de Feiras Centro de Convenções, homenageia a Copa do Mundo de Futebol. A entrada do público é gratuita. Além da produção local, 12 Estados brasileiros estão representados nos mais de 200 estandes, que contam com confecção feminina, infantil, masculina, de moda praia, fitness, moda íntima, calçados, bolsas, cintos e bijuterias.