O meia Kaká, que esteve emprestado ao São Paulo no segundo semestre deste ano e defenderá o Orlando City, não vai ser a única novidade brasileira no futebol dos Estados Unidos em 2015.
A temporada também marcará a entrada de Ronaldo Nazário no país – ele será sócio do Fort Lauderdale Strikers, time que disputa a NASL (North American Soccer League, ou Liga de Futebol da América do Norte, em tradução livre).
“Eu estarei muito envolvido na gestão do time e já comecei a fazer conexões que vão ajudar a transformar o Strikers em uma marca de potencial global. Não há dúvidas de que o futebol está crescendo exponencialmente nos Estados Unidos.”, disse Ronaldo em comunicado oficial.
Foto: Divulgação.
Segundo maior artilheiro da história da Copa do Mundo, Ronaldo terá papel de sócio na equipe dos Estados Unidos. Uma das principais funções do ex jogador será atrair a atenção da mídia e de potenciais patrocinadores a partir da próxima temporada da NASL, cujo início está previsto para abril.
Paralela à MLS, a NASL é uma competição de futebol que abarca dez clubes de Estados Unidos e Canadá. O Jacksonville Armada FC será integrado ao torneio em 2015, e duas outras equipes entrarão em 2016 (Oklahoma City e Virginia). Fundada em 1968, a Liga teve um hiato entre 1984 e 2011, quando entrou no que os organizadores chamam de “era moderna”.
No mercado brasileiro, o time mais conhecido da NASL é o New York Cosmos, que teve Pelé como atleta entre 1975 e 1977. A principal atração da franquia para a próxima temporada será o atacante espanhol Raúl, ídolo histórico do Real Madrid.
O Fort Lauderdale já teve outros nomes icônicos do futebol mundial, como Elias Figueroa, Teófilo Cubillas, Gordon Banks e Gerd Müller. O time é o atual vice-campeão da NASL – o San Antonio Scorpions ficou com o título.
A temporada passada da NASL marcou o início de um novo período na gestão do Strikers. O time era da Traffic desde 2011, mas foi comprado por três empresários brasileiros: Paulo Cesso, Rafael Bertani e Ricardo Geromel.
“Eu não posso dizer o tamanho da honra e do prazer que é ter o Fenômeno como sócio do Fort Lauderdale Strikers. Ele não é apenas o melhor striker [centroavante] e o melhor camisa 9 de todos os tempos, mas também tem uma visão extremamente clara sobre os rumos do futebol. Ele terá um papel determinante, garantindo que o futuro chegue antes ao Strikers.”, discursou Geromel.
Ronaldo deixou os gramados em 2011. Depois disso, criou uma agência de marketing esportivo chamada 9ine, cujos sócios são o empresário Marcus Buaiz e o grupo de comunicação WPP. O ex jogador também participou do COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo de 2014.