O artista brasileiro Romero Britto moveu uma ação na Corte Federal de Miami contra a Apple, acusando-a de uso indevido de sua arte. Britto culpa a empresa de utilizar em uma campanha de marketing as mesmas cores e estilo de imagens que usa em seu trabalho.
De acordo com o processo, apesar de não ser uma cópia integral de uma obra, as cores e o padrão de repetição fazem o espectador relacionar as imagens da campanha “Start Something New” com o trabalho de Britto.
“Esta combinação específica de elementos visuais, quando tomado em sua totalidade, cria uma impressão visual de conjunto distintivo que é exclusivamente do Britto.”, descreve a ação. Segundo o Exame, o artista chegou a ser parabenizado pelo trabalho junto à Apple, do qual não teve envolvimento profissional.
O processo requer da Apple e da companhia de design responsável pela campanha, a Craig & Karl, compensação por danos não especificados. Além disso, solicita que as peças sejam retiradas do ar.