O jeito de olhar, os detalhes da roupa, o sorriso espontâneo. Aspectos comportamentais são a matéria-prima da intervenção artística que invadiu a agência Y&R no dia 13/12. Intitulada “#donaireview”, a ação reúne 70 imagens em painéis de chapa de papelão que revelam a expressão corporal e estética dos colaboradores da agência e ajudam a criar o ambiente artístico propício ao desenvolvimento da criatividade.
Os retratos produzidos com uma câmera de celular são como flagras, tirados em momentos inesperados, e trabalham com o conceito de que hoje somos o tempo todo observados.
“Fotografei as pessoas quase que de surpresa. O objetivo era captar como era a forma de se expressar de cada um – seja por intermédio de uma tatuagem, de um acessório ou da maneira como se veste – representa a sua essência”, explica o fotógrafo Roberto Donaire.
Foram fotografadas pessoas das mais variadas áreas da agência, escolhidas aleatoriamente. “Não houve uma pré-seleção. Foi todo um trabalho de momento. Era estar no lugar certo e na hora certa. Durante as minhas andanças pela agência, eu olhava, parava e fotografava”, comenta.
A Y&R também já desenvolveu outros projetos artísticos, como a Young Gallery, com obras dos profissionais que atuam na agência e nas artes plásticas. Com um espírito totalmente democrático e a vocação para abrigar as mais diferentes linguagens e formas de expressão artística – do desenho à fotografia, passando pela pintura e pela street art – , a primeira exposição aconteceu em 2011.