Conforme publicado em primeiríssima mão no Facebook do Promoview, Rob Schwartz, da TBWA Worldwide vai presidir o júri de Promo & Activation na 60ª edição de Cannes Lions International Festival of Creativity.
Rob foi um dos criativos principais do “Pepsi Refresh Project“, e, por mais de uma década, tem sido o líder de todos os esforços criativos da Nissan ao redor do mundo. Nas próximas semanas serão divulgados os jurados brasileiros.
Cannes Lions à Venda?
A quarta-feira de cinzas não foi só de apresentação de jurados para e legendária 60ª edição do festival. Segundo o jornal The Daily Telegraph, o conglomerado inglês Top Right Group teria posto à venda um de seus principais ativos: o Cannes Lions, maior e mais importante evento mundial voltado aos mercados de comunicação, marketing e mídia.
A companhia estaria sondando discretamente pretensos interessados em adquirir o evento e o processo formal de venda poderia ser iniciado após a edição 2013 que acontecerá entre os dias 16 a 22/06, e marcará os 60 anos do Festival Internacional de Criatividade de Cannes.
Os donos do Top Right Group, que também controlam outros eventos, são o fundo de private equity Apax e o Guardian Media Group, que controla o The Guardian – concorrente do The Daily Telegraph.
Apaz e Guardian se recusaram a comentar a perspectiva de venda do Cannes Lions para a reportagem do Telegraph. As fontes do título inglês, não citadas, dizem que não há um prazo para a concretização da venda do evento, o que poderia levar até quatro anos, e que o plano dos controladores é fazê-lo crescer ainda mais para valorizar o ativo que tem em mãos.
O passo inicial teria sido a separação formal entre o Cannes Lions e os demais eventos administrados pelo Top Right Group, com o festival ganhando uma unidade exclusiva dentro da corporação.
A reportagem cita como potenciais interessados em comprar o Cannes Lios empresas de private equity e controladores de grandes eventos internacionais como os ingleses Informa, UBM e ITE Group, além da empresa Tarso, da Turquia.
A antiga Emap – East Midland Allied Press comprou o Festival Internacional de Criatividade de Cannes em 2005, por £ 52,2 milhões (cerca de US$ 80 milhões), de Roger Hatchuel , o francês que controlou o Cannes Lions por 17 anos e transformou em potência econômica um evento nascido sem fins lucrativos pelas mãos da Screen Advertising Worlds Agencies (Sawa), da qual ele foi presidente.
No ano passado, já sob a nova marca Top Right Group, a empresa foi dividida em três unidades distintas. A primeira — e mais antiga de todas — é a de revistas segmentadas, que manteve a marca Emap e representa apenas 8% do negócio.
A segunda, a 4C-Group, atua no ramo de pesquisas, fornecendo ao mercado estudos em setores distintos como política, varejo, marketing, moda e business intelligence, que gera 38% das receitas totais.
A unidade financeiramente mais relevante, com 44% de participação, é a i2i Events, especializada em eventos nas áreas de educação, varejo, moda, televisão, arquitetura, saúde, energia renovável, e, como se sabe, criatividade. No total, o calendário anual comporta 29 eventos — os de criatividade estão agrupados na área chamada de Lions Festivals.
Capitaneada pelo Festival Internacional de Criatividade de Cannes, a i2i promove, também, outros certames publicitários: Eurobest, Dubai Lynx, Spikes Asia e Asian Marketing Effectiveness Festival.
O movimento de divisão em três áreas compõe um contexto que deu os primeiros passos em dezembro de 2007, quando a então Emap foi comprada da família fundadora do negócio pelo Guardian Media Group (dono dos jornais The Guardian e The Observer), que ficou com 30% da empresa, e pelo fundo de private equity Apax, com 70% de participação.
O valor da aquisição chegou, na época, à casa de £ 1 bilhão (ou US$ 1,54 bilhão), segundo o próprio The Guardian. Mas a crise financeira de setembro de 2008 derrubou os resultados da Emap, atual Top Right Group, e a reestruturação atual é mais uma tentativa de reverter as consequências danosas dos últimos anos.