Conhecido pela baixa umidade relativa do ar nos meses de inverno, poucos se dão conta que o clima da Capital Federal é, na verdade, diretamente influenciado pela Amazônia. Uma parte da umidade presente no ar no período das chuvas provém da Floresta Amazônica a quilômetros de distância.
É o que mostra a exposição “Rios Voadores”, em cartaz no Brasília Shopping de 03 a 15/04. O projeto do mesmo nome, que realiza uma pesquisa científica e uma campanha educacional, traz a exibição de fotos, vídeos e animações para alertar os brasilienses sobre a influência que a maior floresta tropical do mundo tem no nosso dia-a-dia.
Os “rios voadores” são massas de ar que trazem vapor de água oriundo da evapotranspiração das árvores da Floresta Amazônica até as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.
A bordo de um avião monomotor e, às vezes, de balão, o piloto Gérard Moss, idealizador do projeto, sobrevoa a floresta coletando amostras para serem analisadas por pesquisadores em Piracicaba (SP). Com a exposição, o projeto científico tornou-se também trabalho artístico e educacional.
Brasília foi escolhida como um dos seis locais-chave para o projeto de pesquisa por estar na rota do fenômeno. “A umidade gerada por esses rios voadores influencia em atividades econômicas de todo o país, desde a agricultura até a produção de energia”, explica o piloto.
Rota
A Capital Federal, foi selecionada pelo projeto, com mais cinco cidades-chaves, para receber o programa educacional por estarem nas rotas mais frequentes das trajetórias do fenômeno. Estas podem ser acompanhadas no site.
“A umidade trazida por esses ‘rios voadores’ tem um impacto nas atividades econômicas em todo o País, desde a agricultura até a produção de energia”, explica o piloto. Moss afirma ainda que, o desmatamento da Amazônia é preocupante, considerando a contribuição das florestas no aporte de vapor de água, essencial para o ciclo de chuvas da cidade. “Para se ter ideia, uma árvore de grande porte na Amazônia pode liberar mais de um mil litros de água na atmosfera por dia”, exemplifica.
A pesquisa de cinco anos conta com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental. A exposição “Rios Voadores” é aberta ao público e estará na praça central do Brasília Shopping a partir de 03/04. O horário de visitação será das 10h às 22h.