Palco da final da Copa das Confederações 13, e do Mundo 14, o Rio de Janeiro é um dos Estados-sede que mais mobilizou voluntários no Brasil e em outros 134 países. O Rio está em segundo lugar na quantidade de candidatos inscritos, depois de São Paulo.
Com o encerramento das inscrições para que torcedores possam participar dos eventos esportivos como colaboradores, foram registrados 130.919 candidatos. No Rio, 18.763 pessoas entraram na disputa pelas vagas de voluntariado.
Segundo o gerente de Voluntários do Comitê Organizador Local (COL), Rodrigo Hermida, o bom momento econômico e social e a pacificação do Rio de Janeiro são os principais motivos para que voluntários escolham a cidade para colaborar.
Para trabalhar nos dias das competições, durante dez horas por dia, os inscritos precisam passar por um processo seletivo especial, que inclui treinamento, dinâmicas de grupo e entrevistas.
Os colaboradores serão capacitados para atender aos torcedores e à imprensa. A função mais disputada será auxiliar nas competições nos estádios como o Maracanã e centros de treinamentos.