Apontado como um dos maiores eventos de vela da América Latina, o Match Race Brasil completa dez anos nesta temporada.
A edição 2012 está marcada entre os dias 08/11 e 11/11, no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) e reunirá as principais equipes e velejadores do País, como Torben Grael, Maurício Santa Cruz e Isabel Swan. Serão R$ 75 mil reais em prêmios e a posse transitória do Troféu Roger Wright para o campeão.
O formato voltado ao público, que pode assistir as regatas no Aterro do Flamengo e na Enseada de Botafogo é um dos diferenciais. As disputas mudaram a cara da vela nacional, unindo profissionalismo, estrutura diferenciada, patrocínio e transmissões pela televisão. Na água, quem assiste sabe quem está ganhando, sem a necessidade de rating, ou seja, a fórmula usada para igualar barcos de tamanhos diferentes.
Nesta edição, multinacionais como Volvo, Takeda e Autodesk são patrocinadoras, além do canal Sportv. O projeto é incentivado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte e pela Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Rio de Janeiro/ICMS.
O Match Race conta com mais apoiadores: Redecard, Ambev, Banco Daycoval, TAM Viagens, Iate Clube do Rio de Janeiro, Confederação Brasileira de Vela e Motor e Marinha do Brasil. A realização é da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro e organização da IMX.
Ícone da modalidade e um dos idealizadores do projeto, Alan Adler não tem dúvida em afirmar que a competição mudou a vela nacional. O CEO da IMX, empresa de entretenimento do grupo do empresário Eike Batista, relata que antes de 2003, a modalidade estava longe de ser auto-sustentável, apesar dos resultados olímpicos, que até hoje são acima da média.
“Com a chegada do evento, o sonho de muitos atletas de tornou realidade: novas táticas de regata, mais profissionalismo e, em 2005, a cereja do bolo chamada Brasil 1, barco 100% nacional que conquistou a medalha de bronze na Regata Volta ao Mundo, a Volvo Ocean Race” diz Adler.
A Volvo Ocean Race é um dos eventos já alcançados pela vela nacional. A próxima meta é correr a America´s Cup, competição de mais de 150 anos de tradição e que envolve cifras milionárias.
“Estamos perto de patrocinar um barco nesse desafio, pois economicamente e tecnicamente a vela brasileira se prepara para dar mais esse passo. Estamos próximos de ser a quinta economia mundial e isso faz a diferença para ter um veleiro de ponta na America´s Cup”, finaliza Alan Adler.