Momento de expansão

Rio Innovation Week 2025 supera expectativas e sinaliza expansão para brand experience

Com o evento findado no último dia 15, os números registram crescimento, expansão para a experiência de marca e avanço para São Paulo: veja destaques

Veja o resumo da noticia

  • O Rio Innovation Week 2025 consolidou-se como a maior conferência global de tecnologia e inovação, com recorde de 205 mil participantes (aumento de 10,81% vs. 2024) e impacto econômico de R$ 4 bilhões em negócios gerados, além de R$ 149,7 milhões movimentados na economia do Rio com hotéis atingindo 90% de ocupação.
  • O evento expandiu-se para além de palestras tradicionais (com 3 mil palestrantes de 20 países), focando em brand experience com ativações imersivas de marcas como Petrobras (realidade virtual em energias renováveis), Light (smart cities), Transpetro (simulador marítimo 180°) e Superbet (simulador de F1 e projeção mapeada).
  • A edição 2026 já está marcada para 4-7 de agosto, expandindo-se para outras zonas do Rio (Sul, Norte, Oeste) e incluindo a primeira edição da "São Paulo Innovation Week", reflectindo o crescimento e capilaridade do modelo de negócio.

Rio de Janeiro - O Rio Innovation Week (RIW) 2025 consolidou sua quinta edição como a maior conferência global de tecnologia e inovação, superando as expectativas de público com a presença de 205 mil pessoas no Píer Mauá. O evento, realizado de 12 a 15 de agosto, atraiu um público 10,81% maior do que no ano anterior.

A conferência deste ano marcou um movimento estratégico em direção ao mercado de brand experience, com ativações de grandes marcas que ofereceram experiências imersivas e oportunidades de negócios. A programação contou com 3 mil palestrantes de 20 países, e o evento como um todo se expandiu para além dos palcos tradicionais, incorporando novas experiências e ambientes.

Rio Innovation Week 2025 em números

Rio Innovation Week 2025
Imagem: Agência Enquadrar/RIW25/Divulgação

De acordo com a divulgação da organização pós-evento, a Rio Innovation Week não teve resultados restritos apenas ao público: a ocasião registrou a participação de 30 delegações estrangeiras, 2 mil startups e 400 expositores. A expectativa é que tenham sido gerados R$ 4 bilhões em negócios a partir do evento.

Além disso, o sucesso da conferência refletiu-se na economia do Rio de Janeiro, com a rede hoteleira no Centro e na Zona Sul da Cidade Maravilhosa registrando 90% de ocupação e movimentando R$ 149,7 milhões na economia da cidade, em meio a palestrantes, expositores e visitantes, com a organização registrando um alto volume de interações e ativações.

Ativações de Marcas e Experiências

Falando nelas, as ativações da Rio Innovation Week 2025 foram as mais variadas possíveis: em mais de 20 interações entre expositores e o público participante. Confira alguns destaques:

Rio Innovation Week 2025
Imagem: Agência Enquadrar/RIW25/Divulgação

Petrobras

Com um estande de 90m² no Armazém 4, a Petrobras demonstrou suas iniciativas em energias renováveis e biocombustíveis, além de apresentar o programa Conexões para Inovação. A ativação incluiu uma simulação com óculos de realidade virtual (VR).

Light

A Light participou com três painéis que abordaram temas como inovação no ecossistema de games, o mercado de energia descentralizado e o conceito de Smart Cities.

Transpetro

A empresa de logística multimodal apresentou palestras sobre implementação de IA e tecnologia de conexão remota. O estande ofereceu experiências imersivas com um simulador marítimo de 180°, óculos 3D de realidade virtual e um game de navegação sustentável.

Rio Innovation Week 2025
Imagem: Agência Enquadrar/RIW25/Divulgação

Superbet

Patrocinadora master, a Superbet estreou no evento com um lounge para negócios, happy hour para convidados e momentos no Palco RIW Music Session com o cantor Ferrugem. As ativações incluíram um simulador de Fórmula 1 e uma projeção mapeada.

Repsol Sinopec Brasil

A empresa promoveu debates sobre transição energética, o papel do gás natural e tecnologias de captura de carbono. Ofereceu também o Open Innovation Lounge, um espaço para networking.

PwC

A PwC trouxe painéis com especialistas para discutir como a IA se tornou o núcleo estratégico das empresas, além de abordar redes inteligentes, economia circular e tendências do varejo.

PRODERJ

Em parceria com a Secretaria de Estado de Transformação Digital, o PRODERJ focou no conceito “Phygital”, que integra ambientes físico e digital. No palco Sociedade 5.0, foram discutidos temas como IA e Governança de Dados.

Rio Innovation Week 2025
Imagem: Agência Enquadrar/RIW25/Divulgação

PMERJ

A Polícia Militar do RJ apresentou tecnologias como drones operacionais, sistemas de reconhecimento facial e o aplicativo 190 RJ. O projeto “190 Integrado” foi um dos destaques, permitindo que cidadãos e empresas compartilhassem câmeras em tempo real.

Riotur

A Riotur lançou a campanha “No Clima do Rio” em sua arena, com painéis sobre turismo, cultura e sustentabilidade. A programação incluiu discussões sobre afroturismo, economia do mar e cidades inteligentes.

Prefeitura de Niterói

A prefeitura esteve presente para promover a inovação pública no município, apresentando programas como o Acelera Niterói e o Sandbox Regulatório.

Ibmec/ Instituto YDUQS

As instituições exibiram programas de inclusão educacional e capacitação profissional. O Ibmec também proporcionou aos seus alunos uma vivência profissional nos bastidores do evento.

Galp

A Galp mostrou suas operações e pesquisas em desenvolvimento de novas soluções energéticas.

Instituto XP e XP Inc.

O Instituto XP apresentou iniciativas de educação financeira para pessoas em vulnerabilidade. No palco, foram discutidos os impactos da IA no mercado financeiro e a relação entre o setor financeiro e a crise climática.

Rio Innovation Week 2025
Imagem: Agência Enquadrar/RIW25/Divulgação

RecargaPay

A empresa de pagamentos abordou o empreendedorismo e as inovações em pagamentos na palestra “Empreendedorismo real: decodificando – e desmistificando – inovações nos pagamentos”.

Red Bull

A marca realizou talks sobre documentários, um workshop de “Passinho” e uma conversa sobre inovação na cobertura fotográfica. O estande também contou com atrações relacionadas a games e futebol.

Pesagro-Rio

A empresa de pesquisa agropecuária do RJ apresentou tecnologias para fortalecer a agricultura familiar e a produção sustentável.

Rede Windsor

A rede hoteleira reforçou seu compromisso com o turismo de qualidade e a responsabilidade social, destacando iniciativas via leis de incentivo.

Detran RJ

Em um estande de 100m², o Detran RJ apresentou seu trabalho e ferramentas que visam facilitar o dia a dia da população, com foco na modernização e experiência do cidadão.

Montreal

A empresa de tecnologia da informação apresentou sua plataforma de reconhecimento facial com inteligência artificial, que vai além da segurança para impulsionar marketing e otimizar fluxos.

Rio Innovation Week 2025
Imagem: Agência Enquadrar/RIW25/Divulgação

Vale lembrar que a próxima edição do evento já tem data marcada: a Rio Innovation Week 2026 será realizada entre 4 e 7 de agosto, se expandindo para outras áreas da cidade, incluindo a Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste. Uma outra menção importante é que o evento carioca também passará, no ano que vem, a contar com uma contraparte paulista, convenientemente chamada “São Paulo Innovation Week”.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.