Veja o resumo da noticia
- O Rio Innovation Week 2025 consolidou-se como a maior conferência global de tecnologia e inovação, com recorde de 205 mil participantes (aumento de 10,81% vs. 2024) e impacto econômico de R$ 4 bilhões em negócios gerados, além de R$ 149,7 milhões movimentados na economia do Rio com hotéis atingindo 90% de ocupação.
- O evento expandiu-se para além de palestras tradicionais (com 3 mil palestrantes de 20 países), focando em brand experience com ativações imersivas de marcas como Petrobras (realidade virtual em energias renováveis), Light (smart cities), Transpetro (simulador marítimo 180°) e Superbet (simulador de F1 e projeção mapeada).
- A edição 2026 já está marcada para 4-7 de agosto, expandindo-se para outras zonas do Rio (Sul, Norte, Oeste) e incluindo a primeira edição da "São Paulo Innovation Week", reflectindo o crescimento e capilaridade do modelo de negócio.
Rio de Janeiro - O Rio Innovation Week (RIW) 2025 consolidou sua quinta edição como a maior conferência global de tecnologia e inovação, superando as expectativas de público com a presença de 205 mil pessoas no Píer Mauá. O evento, realizado de 12 a 15 de agosto, atraiu um público 10,81% maior do que no ano anterior.
A conferência deste ano marcou um movimento estratégico em direção ao mercado de brand experience, com ativações de grandes marcas que ofereceram experiências imersivas e oportunidades de negócios. A programação contou com 3 mil palestrantes de 20 países, e o evento como um todo se expandiu para além dos palcos tradicionais, incorporando novas experiências e ambientes.
Rio Innovation Week 2025 em números
De acordo com a divulgação da organização pós-evento, a Rio Innovation Week não teve resultados restritos apenas ao público: a ocasião registrou a participação de 30 delegações estrangeiras, 2 mil startups e 400 expositores. A expectativa é que tenham sido gerados R$ 4 bilhões em negócios a partir do evento.
Além disso, o sucesso da conferência refletiu-se na economia do Rio de Janeiro, com a rede hoteleira no Centro e na Zona Sul da Cidade Maravilhosa registrando 90% de ocupação e movimentando R$ 149,7 milhões na economia da cidade, em meio a palestrantes, expositores e visitantes, com a organização registrando um alto volume de interações e ativações.
Ativações de Marcas e Experiências
Falando nelas, as ativações da Rio Innovation Week 2025 foram as mais variadas possíveis: em mais de 20 interações entre expositores e o público participante. Confira alguns destaques:
Petrobras
Com um estande de 90m² no Armazém 4, a Petrobras demonstrou suas iniciativas em energias renováveis e biocombustíveis, além de apresentar o programa Conexões para Inovação. A ativação incluiu uma simulação com óculos de realidade virtual (VR).
Light
A Light participou com três painéis que abordaram temas como inovação no ecossistema de games, o mercado de energia descentralizado e o conceito de Smart Cities.
Transpetro
A empresa de logística multimodal apresentou palestras sobre implementação de IA e tecnologia de conexão remota. O estande ofereceu experiências imersivas com um simulador marítimo de 180°, óculos 3D de realidade virtual e um game de navegação sustentável.
Superbet
Patrocinadora master, a Superbet estreou no evento com um lounge para negócios, happy hour para convidados e momentos no Palco RIW Music Session com o cantor Ferrugem. As ativações incluíram um simulador de Fórmula 1 e uma projeção mapeada.
Repsol Sinopec Brasil
A empresa promoveu debates sobre transição energética, o papel do gás natural e tecnologias de captura de carbono. Ofereceu também o Open Innovation Lounge, um espaço para networking.
PwC
A PwC trouxe painéis com especialistas para discutir como a IA se tornou o núcleo estratégico das empresas, além de abordar redes inteligentes, economia circular e tendências do varejo.
PRODERJ
Em parceria com a Secretaria de Estado de Transformação Digital, o PRODERJ focou no conceito “Phygital”, que integra ambientes físico e digital. No palco Sociedade 5.0, foram discutidos temas como IA e Governança de Dados.
PMERJ
A Polícia Militar do RJ apresentou tecnologias como drones operacionais, sistemas de reconhecimento facial e o aplicativo 190 RJ. O projeto “190 Integrado” foi um dos destaques, permitindo que cidadãos e empresas compartilhassem câmeras em tempo real.
Riotur
A Riotur lançou a campanha “No Clima do Rio” em sua arena, com painéis sobre turismo, cultura e sustentabilidade. A programação incluiu discussões sobre afroturismo, economia do mar e cidades inteligentes.
Prefeitura de Niterói
A prefeitura esteve presente para promover a inovação pública no município, apresentando programas como o Acelera Niterói e o Sandbox Regulatório.
Ibmec/ Instituto YDUQS
As instituições exibiram programas de inclusão educacional e capacitação profissional. O Ibmec também proporcionou aos seus alunos uma vivência profissional nos bastidores do evento.
Galp
A Galp mostrou suas operações e pesquisas em desenvolvimento de novas soluções energéticas.
Instituto XP e XP Inc.
O Instituto XP apresentou iniciativas de educação financeira para pessoas em vulnerabilidade. No palco, foram discutidos os impactos da IA no mercado financeiro e a relação entre o setor financeiro e a crise climática.
RecargaPay
A empresa de pagamentos abordou o empreendedorismo e as inovações em pagamentos na palestra “Empreendedorismo real: decodificando – e desmistificando – inovações nos pagamentos”.
Red Bull
A marca realizou talks sobre documentários, um workshop de “Passinho” e uma conversa sobre inovação na cobertura fotográfica. O estande também contou com atrações relacionadas a games e futebol.
Pesagro-Rio
A empresa de pesquisa agropecuária do RJ apresentou tecnologias para fortalecer a agricultura familiar e a produção sustentável.
Rede Windsor
A rede hoteleira reforçou seu compromisso com o turismo de qualidade e a responsabilidade social, destacando iniciativas via leis de incentivo.
Detran RJ
Em um estande de 100m², o Detran RJ apresentou seu trabalho e ferramentas que visam facilitar o dia a dia da população, com foco na modernização e experiência do cidadão.
Montreal
A empresa de tecnologia da informação apresentou sua plataforma de reconhecimento facial com inteligência artificial, que vai além da segurança para impulsionar marketing e otimizar fluxos.
Vale lembrar que a próxima edição do evento já tem data marcada: a Rio Innovation Week 2026 será realizada entre 4 e 7 de agosto, se expandindo para outras áreas da cidade, incluindo a Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste. Uma outra menção importante é que o evento carioca também passará, no ano que vem, a contar com uma contraparte paulista, convenientemente chamada “São Paulo Innovation Week”.