Mais de 50 patrocinadoras

Vai ao Rio Gastronomia 2025? Veja a lista completa de ativações do festival

Visa, Banco do Brasil, Stella Artois, Seara Gourmet, Chandon e Ipiranga estão entre as marcas parceiras

Rio de Janeiro -Rio Gastronomia, maior festival gastronômico do país, volta ao Rio de Janeiro nos dias 14 a 31 de agosto e reunirá mais de 50 marcas parceiras em 2025, ultrapassando os recordes das últimas edições.

Celebrando 15 anos de realização, o festival contará com o patrocínio e apoio de grandes nomes do mercado, como Visa, Banco do Brasil, Stella Artois, Seara Gourmet, Chandon e diversos outros. Dentre as ativações e experiências previstas, estão a tirolesa, roda gigante, áreas kids e VIPs, estandes interativos com distribuição de brindes, aulas especiais, jogos, e muito mais. Confira a lista completa:

Ativações do Rio Gastronomia 2025
Foto: Divulgação

As ativações do Rio Gastronomia 2025

Sesc e Senac

Apresentadores da edição de 2025 do RG, Sesc RJ e Senac RJ levam ativações especiais ao evento, com foco informativo e educacional. Além da possibilidade de contribuição por meio do ingresso solidário, para o programa Sesc Mesa Brasil, o Sesc apresenta um cardápio exclusivo, com o Bistrô Sesc, promove seis aulas proprietárias e apresenta shows diários da música popular brasileira, no Palco Sesc. A marca também convida o público para o seu estande interativo, para refletir sobre o que alimenta uma vida equilibrada.

Senac promoverá conhecimento em quatro espaços. Um estande com experiências gamificadas, auditório com palestras que são pura expertise em gastronomia e livros da Editora Senac com 30% de desconto. Para completar, a Casa Villarino Bar Senac levará seus tradicionais pratos com preços entre R$ 30 e R$ 45.

Secretaria de Turismo, TurisRio e RioTour

Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio estarão presentes com um espaço promocional, aulas-show, feira de produtores e exposição do artesanato fluminense, reforçando o turismo gastronômico como vetor de desenvolvimento no Estado.

Riotur, empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, participa do Rio Gastronomia 2025 com um estande de atendimento bilíngue e materiais informativos, ambientados com a identidade visual da nova campanha “No Clima do Rio”.

Banco do Brasil e Visa

Já Banco do Brasil Visa estreiam como meio de pagamento oficial do Rio Gastronomia 2025 com ativações que facilitam a jornada do consumidor. No estande os consumidores podem tirar fotos no totem e mergulhar nas cores e sabores brasileiros no game, conquistando brindes exclusivos. Clientes que comprarem com cartões BB Visa terão 30% de desconto nos ingressos (modalidade inteira, até dois ingressos por CPF) e 10% off nos pratos Rio Gastronomia.

Stella Artois

Pela oitava vez como cerveja oficial do Rio Gastronomia, Stella Artois convida o público a vivenciar experiências únicas. A marca terá dois bares e realizará alguns momentos de experimentação gratuita, para que os visitantes possam saborear a Stella Artois Pure Gold. A marca também promove uma aula exclusiva com as chefs Flávia Quaresma e Ciça Roxo.

Naturgy

Há 15 anos, a Naturgy mantém parceria com o evento desde a sua primeira edição, apoiando o desenvolvimento do setor no Estado do Rio de Janeiro. A marca oferece o Prêmio Rio Show de Gastronomia que celebra os melhores chefs e restaurantes. Além disso, garante presença no túnel de acesso ao festival com a exposição “Cenas Cariocas”.

Chandon

Para esta edição do festival, a CHANDON apresenta o novo Bar Container de dois andares, que oferece uma experiência para o público, com vista privilegiada para o festival. No Bar Container CHANDON e em dois carrinhos da marca, os visitantes terão a oportunidade de degustar uma variedade de rótulos.

Foto: Divulgação

Ipiranga

Enquanto isso, Ipiranga faz a sua estreia no evento. Uma das atrações da marca será a tirolesa, que passa em frente ao palco e oferece uma vista privilegiada. Para manter os celulares “de tanque cheio” durante todo o evento, a marca também vai oferecer estações para recarga de celulares.

PRIO

PRIO leva ao RG o Refettorio Gastromotiva, com a sua plataforma I Love PRIO.Toda a renda obtida no estande será revertida para a ONG, que promove a inclusão por meio da gastronomia social, e o prato “I Love PRIO” será servido no local, unindo cultura, sabor e impacto social em uma só experiência.

Maturatta e Rede D’Or

Depois do sucesso da última edição, Maturatta está de volta ao Rio Gastronomia com um cardápio especial. Ao mesmo tempo, a Rede D’Or marca presença no evento com um estande que oferece massagem relaxante, além de promover uma aula com o chef Roland Villard no dia 16.

Prezunic

Prezunic leva o Espaço Unic ao Rio Gastronomia, apresentando um estande que une gastronomia, bem-estar e convivência. Os visitantes poderão saborear o Caldo de Mandioca criado pela chef Kátia Barbosa em um ambiente acolhedor e inspirador.

Seara Gourmet

Seara Gourmet estará presente na Tenda Parque Lage, com a degustação de diferentes tipos de salames (italiano; hamburguês; com borda de pimenta; com vinho; e com alho negro) e o lançamento, a mortadela italiana.

Foto: Divulgação

Garrafaria 

Garrafaria leva a sua adega exclusiva. O espaço reúne vinhos brancos, tintos e rosés de diferentes terroirs, perfeitos para harmonizar com a gastronomia do evento e brindar a esta edição especial.

Água Pouso Alto

A Água Pouso Alto é a água oficial do Rio Gastronomia 2025 e estará presente com uma ativação especial: um espaço instagramável convidando o público a registrar o momento. Quem postar uma foto no local e marcar a empresa poderá receber um brinde especial, nos momentos em que a equipe estiver disponível.

Azeite Andorinha

Azeite Andorinha apresenta uma ativação sensorial e gastronômica com um carrinho interativo que explora aromas e etapas da produção do azeite. A ação, que antecipa a Casa Andorinha, em setembro, permite que o público conheça o portfólio da marca, deguste produtos e crie seu próprio azeite.

Président

Président também estará nos três finais de semana do Rio Gastronomia com degustações de quatro variedades de queijos. Além disso, os consumidores poderão participar de três aulas especiais nos auditórios, explorando sabores e harmonizações com a assinatura Président.

Cielo

CIELO faz sua estreia como a maquininha oficial do Rio Gastronomia, com 280 terminais e ativação do Desafio Receita Cielo.

Britânia 

Britânia leva ao evento um estande interativo de 25m², aulas-show do chef Henrique Rossanelli e exposição de sua linha de eletroportáteis. A ativação inclui Garra de Prêmios, brindes e participação de influenciadores, reforçando a conexão da marca com experiências gastronômicas.

Foto: Divulgação

Sebrae e Governo do Estado do Amapá

Sebrae Governo do Estado do Amapá apresentam os sabores, saberes e a cultura do Amapá no Rio Gastronomia 2025. Participam os restaurantes Divina Arte, Flora, Di Maria Grill, Capitu, 313 e Bio + Açaí, e as organizações também promovem aulas com chefs amapaenses e show de Deize e Amadeu, destacando a ancestralidade e inovação do estado.

Rede Alfa CEM Bilíngue

Rede Alfa CEM Bilíngue assina o espaço kids do evento. Com um espaço lúdico e seguro, as marcas levam diversão, oficinas criativas e brincadeiras com o querido Dino para encantar os pequenos, enquanto os adultos aproveitam o maior festival gastronômico da América Latina.

TV Globo

TV Globo estará no Rio Gastronomia com ativações próprias que prometem entreter o público. No primeiro final de semana, a dinâmica “Chef de Alto Nível” promoverá uma disputa eletrizante na cozinha mais famosa do país, e a partir do segundo final de semana, o público também poderá experimentar o universo musical do “Estrela da Casa”. A marca está presente em uma das praças de alimentação, com ativações de marketing que envolvem o envelopamento do espaço.

Frescatto 

Frescatto é o pescado oficial do Rio Gastronomia 2025, com estande interativo, aulas-show com chefs premiados, incluindo nomes estrelados pelo Guia Michelin. O público ainda encontra os games Pesca Legal e Sushi Ninja, ativações com brindes e vídeos de receitas com chefs nas redes sociais.

Foto: Divulgação

Aperol

Aperol terá venda no bar de drinks e kombi, além de mecânica de compre e ganhe brindes, levando o vibrante Aperol Spritz para celebrar momentos leves como o pôr do sol.

Granfino 

Granfino volta como Molho Oficial do RG 2025 com quatro estações e sete sabores. Foram 12 mil degustações no último ano — e, neste ano, a marca levará um molho inédito, surpresa e exclusivo para o evento.

Gin ION e Cachaça 51

Gin ION Cachaça 51 levam diferentes opções de drinks ao festival. O ION, gin oficial do Rio Gastronomia 2025, apresenta criações exclusivas, como Ginger ION, a releituras próprias, como o seu Negroni Carioca, enquanto a Cachaça 51 estará presente no bar de drinks do evento, com a tradicional caipirinha de limão e doses geladas de 51 Mel.

Granado

Granado também marca presença no Rio Gastronomia com um container de dois andares, que une a Sorveteria Granado e uma loja com suas principais fragrâncias. Inspirada na coleção Picnic Gourmand, a ativação traz gelatos como Rosa Sublime, Citrus Brasilis e Apotecário.

Venancio 

Venancio entra em parceria com a EUCERIN com uma divertida ativação de jogo da memória. A brincadeira valerá, aos que passarem no estande, um jogo de talheres ou uma amostra de protetor solar.

RIOSUL

RIOSUL reforça presença no maior evento de gastronomia do país. Pelo terceiro ano como Shopping Oficial do Rio Gastronomia, a marca terá um espaço com sabor e novidade, no qual irá apresentar o Iguatemi One, novo programa de relacionamento com benefícios exclusivos. Os consumidores que fizerem o pré-cadastro ganham pipoca gourmet e ainda conhecem a novidade em primeira mão.

GOL

Companhia aérea oficial do evento, a GOL celebra o encontro entre viagens e sabores no coração da capital fluminense. A companhia convida a explorar o Rio Gastronomia com ofertas exclusivas e ativações, reafirmando seu compromisso em levar o público aos mais relevantes destinos culturais e gastronômicos do Brasil.

SindRio 

SindRio apoia o Rio Gastronomia desde sua primeira edição. O maior evento do gênero no país valoriza a rica culinária carioca e ajuda a aprimorar o ambiente de negócios de bares e restaurantes.

Hocus Pocus

Hocus Pocus é uma cervejaria que estreia no Rio Gastronomia do lado do palco principal com 3 chopes diferentes: Orange Sunshine, a mais vendida e com muita laranja; Alma, uma Lager bem leve e cremosa; e Aura, uma IPA cítrica com notas de maracujá.

Fairmont Rio

Fairmont Rio celebra os 15 anos do evento com pratos exclusivos no Jockey, aula da chef Luanna Malheiros (15/8), aula-show de Jérôme Dardillac (29/8) e jantar a quatro mãos no Marine (02/09).

Beatriz Maxima

Repórter

Especialista em produção de conteúdo, cobertura de eventos e gestão de canais digitais. É formada em Jornalismo pela Unesp e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento.

Especialista em produção de conteúdo, cobertura de eventos e gestão de canais digitais. É formada em Jornalismo pela Unesp e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento.