MICE

Rio de Janeiro se prepara para reaquecimento do setor

Os grandes eventos são responsáveis por uma parcela significativa do fluxo de turistas na Capital fluminense.

Rio de Janeiro se prepara para reaquecimento do setor

Com o avanço da campanha de vacinação contra o Covid-19 no Rio de Janeiro, o setor de turismo já se planeja para a retomada dos grandes eventos pela cidade.

Na quinta-feira (21), representantes de 100 empresas participaram de uma rodada de negócios. O evento também contou com a participação de administradores dos principais pontos turísticos do Rio.

Leia também: Orla Rio se prepara para o maior verão de todos os tempos.

Um dos assuntos debatidos foi o Novo Marco Regulatório de Eventos do Rio, lançado no início do mês com o objetivo de desburocratizar os processos de licenciamento na cidade. 

A-norma promete agilizar a concessão de alvarás e centralizar os procedimentos no portal Carioca Digital, como explica a subsecretária de Promoção de Eventos, Antonia Leite Barbosa.

Os grandes eventos são responsáveis por uma parcela significativa do fluxo de turistas na Capital fluminense. A expectativa da Prefeitura do Rio é que o Carnaval e o Réveillon, por exemplo, aconteçam sem restrições caso a cidade atinja a taxa de 75% da população total e 90% dos adultos com o esquema vacinal completo.

Previsto para setembro de 2022, o Rock in Rio esgotou os 200 mil ingressos em menos de 90 minutos. O CEO do festival, Luis Justo, comemora e diz que o evento vai ser uma ocasião muito especial para os profissionais do turismo.

No ramo do turismo de negócios, as feiras e os congressos já confirmados devem gerar um faturamento de R$ 300 milhões. O presidente-executivo do Rio Convention Bureau, Carlos Werneck, destaca o otimismo com a queda nos números de casos e mortes por Covid-19.

O turismo foi um dos setores que mais sofreu com a pandemia. Em todo o Brasil, as atividades turísticas já acumulam perdas de mais de R$ 428 bilhões desde março do ano passado.

Enquanto isso, o Rio segue como uma das cidades mais atrativas para o turismo no país. Na quarta-feira (20), o município foi escolhido pela segunda vez consecutiva como o principal destino da América do Sul para o turismo de esportes. 

A premiação internacional é baseada em uma votação de profissionais da indústria de viagens e do público.

 Foto: Ministério do Turismo.