Cursos de gestão e capacitação profissional, simpósios e congressos nas áreas de estética e negócios. Essas foram as grandes atrações da quarta edição da Feira Profissional de Beleza Rio Belleza, realizada nos dias 12 e 13 de outubro, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro.
A feira de negócios contou também com shows de hairstylists e workshops que apresentaram as últimas tendências de cabelos e maquiagem.
Com a participação de cerca de 100 expositores e cerca de 23 mil visitantes nos dois dias, a Rio Belleza se destaca no segmento de feiras pelo grande número de encontros com foco em formação profissional – este ano foram 30 cursos.
Fotos: Divulgação.
“O evento já se consolidou como um dos mais importantes do segmento, que não para de crescer. O Estado do Rio já concentra 17% dos salões de beleza do País e responde por cerca de 30% dos empregos formais no setor.”, disse Paulo Roberto da Fonseca, diretor da empresa Rio Belleza, que promove a feira e é uma das maiores redes de cosméticos do estado, com oito loja.
Mega Show com Sandro Cassolari
Dono de três salões em São Paulo, o hairstylist Sandro Cassolari foi uma das grandes atrações da Rio Belleza 2014. Ele apresentou dois cortes, um curto e um longo, e três penteados para festa e destacou que as tendências para os cabelos em 2015 são os cortes mais curtos, os cabelos presos com um coque com volume, mais despojado.
“O verão traz também a luminosidade dos reflexos”, disse Sandro, que cuida das madeixas de estrelas como a humorista Miá Mello, os atores Dan Stulbach e Pepita Rodrigues, e do músico Hugo Pena.
Beleza no Rio: 70 mil Novos Negócios por Mês
Segundo o Sebrae, 70 mil novos negócios no segmento de beleza são abertos mensalmente no Estado do Rio de Janeiro. Diante deste cenário promissor, a entidade realizou uma apresentação no primeiro dia da Rio Belleza voltada para profissionais de salões, destacando aspectos administrativos, financeiros e de gestão de qualidade, que abrangem desde a recepção de clientes até a pesquisa de satisfação e análise de retorno.
Segundo Cristiano Prado, técnico do Sebrae e organizador do curso “Gestão e finanças para salão de beleza”, o profissional do setor muitas vezes não se vê como empresário, que gera negócios. É preciso focar em um trabalho constante de informação e orientação. “Beleza é um segmento que cresce no Brasil,mas deve-se evitar o amadorismo.”, destacou.