Em todo o mundo o problema da Aids ainda é uma questão importante em termos de saúde, portanto, as empresas e os governos criaram ações sustentáveis para sensibilizar as pessoas sobre a importância do uso de proteção ao ter relações sexuais.
Embora a medicina tenha feito grandes progressos sobre como conter a doença, no final de 2013 o mundo tinha cerca de 35 milhões de pessoas infectadas com HIV, de acordo com dados da OMS e Onusida, no mesmo ano, foram infectados mais de dois milhões de pessoas e 1,5 milhões morreram de causas relacionadas com o HIV.
Foto: Divulgação
Perante esta situação alarmante, a revista suíça Vangardist, decidiu lançar uma campanha para prevenir esta doença: o lançamento de uma tiragem de três mil exemplares de sua edição de maio, que foi feita com o sangue de três pessoas infectadas com o HIV.
“Houve um aumento de 80 por cento sobre a questão do HIV nos últimos dez anos pelo simples fato de que as pessoas não comentam mais sobre o assunto.”, disse Julian Wiehl, editor e diretor executivo da revista .
Para esta ação de sensibilização, Vangardist, foi feita uma parceria com a agência Saatchi & Saatchi suíça que misturou o sangue do doente com tinta para criar uma edição impressionante da revista.
O espécime é embrulhado em um saco plástico selado e deve ser rompido para abrir uma etiqueta que dizia: “Romper o selo ajuda a romper o estigma”.
As pessoas que comprarem a edição de maio podem ficar tranquilas, o sangue foi enviado aos laboratórios da Universidade de Harvard e Innsbruck, onde foi pasteurizado para ser usado com segurança.