O mundo corporativo mudou e a representatividade deixou de ser um conceito abstrato e distante para ser uma realidade dentro das corporações. Garantir direitos iguais para todos os colaboradores e incluir ações que contemplem diferentes grupos como mulheres, negros, LGBTQIA+ e pessoas portadoras de deficiência, por exemplo, é mais que uma conduta obrigatória.

1 – Trazer clientes qualificados
O cliente está cada vez mais exigente, além de não aceitar produtos com qualidade duvidosa, ele busca consumir de empresas com as quais compactua com o posicionamento frente a diversas questões sociais. Ao levar a inclusão verdadeiramente para a empresa, investindo em ações que apoiem grupos minoritários e discriminados, a marca atrai consumidores mais engajados, fideliza seu público e constrói uma imagem sólida no mercado.
2 – Atrair investidores e construir parcerias sólidas
Além dos consumidores, fornecedores, parceiros e investidores são muito importantes para o desenvolvimento de qualquer empresa. Com a adesão de políticas sociais, é possível estabelecer uma rede de empresas parceiras que se protegem mutuamente.
3 – Melhorar a satisfação dos colaboradores e diminuir as taxas de turnover
A constatação parece óbvia, mas é verdadeira, quem está feliz com o seu ambiente de trabalho acaba permanecendo mais tempo na empresa. É o que acontece com os colaboradores de grupos minoritários que são contemplados por políticas afirmativas dentro das corporações, além das pessoas que se sentem mais confortáveis em organizações que entendem a importância de causas sociais ligadas à diversidade.
4- Avanços na área de Pesquisa e Desenvolvimento
Até mesmo a área de Pesquisa e Desenvolvimento (P & D) se beneficia com a inclusão da representatividade no dia a dia delas. A empresa passa a ter marcadores mais sólidos entre os parâmetros para onde deve orientar seus esforços de inovação e de parcerias ao pensar em incrementos ou em algo mais disruptivo. Aqui, entra o desenvolvimento que irá permitir a melhoria contínua de toda uma cadeia, porém a diversidade precisa estar fortalecida em suas identidades plurais para contribuir para o crescimento do negócio, seja através de presenças vindas de lugares geograficamente diversos, seja por percepções de mundo e olhares a partir de vivências distintas, ou até por especificidades de conhecimentos vindos de uma lente de diferenciação e criatividade.
5- Construir os marcadores do futuro da representatividade
O que irá definir para o mercado o real valor o serão as experiências e vivências a partir do contato com um serviço ou produto. Assim, entender o que as pessoas irão comprar ou valorizam, por meiode pesquisas e validações, será um marcador fundamental para mudar os resultados, principalmente a partir da inteligência que minera e trata dados como IA, Machine Learning, Data Analytics, entre outras.