Cannes Lions, o maior acontecimento anual da comunicação mundial chega a emblemática marca dos 60 anos. E a categoria Promo & Activation completa em 2013, sete anos de disputas.
Coincidência ou não, a disputa por leões em ações de marketing promocional começou em 2006, mesmo ano em que o Promoview passou a ser atualizado diariamente. Ali as atividades de experiência, ou live marketing como estão sendo denominadas no Brasil, começaram a ter visibilidade no Palais.
Em 2010 – primeiro ano que o nosso site passou a acompanhar a premiação desde a Côte D’azur, com a presença da Ariane Feijó nos corredores do Palais – a categoria passou a se chamar Promo & Activation. Até então chamava-se apenas e tão somente “Promo”.
Mas olhando para trás, percebemos que apenas há cerca de quatro anos a disciplina vêm se intensificando e ganhando força no mix da criatividade. E se falarmos em termos de Brasil, somos ainda mais novatos: iPod do palito da Bullet inaugurou de forma brilhante a presença do Brasil em Promo.
E a partir de 2011 começamos a competir de fato no cenário mundial com as agências de publicidade tradicional faturando leões nesta categoria.
Em 2012 vimos pela primeira vez cases realizados no Brasi mais próximos de um Grand Prix: os dois ouros recebidos pela Ogilvy, com os cases da Maionese Hellmans e da Sprite que atualmente está circulando pelo Brasil.
A pergunta, claro, é o quão próximos vamos estar este ano do principal prêmio da categoria.
Enquanto festival se aproxima, relembramos aqui todos os GPs recebidos por P&A desde o lançamento da categoria em Cannes:
2006 – VW Cars, o case do coelhinho que representava o alterego do motorista em busca de velocidade – Crispin Porter+Bogusky Miami
2007 – Rugby shirt, para a Adidas NZRU, e os 8 mil cartazes feitos com o sangue dos jogadores nacionais do esporte – TBWA Auckland
2008 – HBO Voyeur colocou no mapa do marketing promocional a palavra “storytelling”, fazendo também um evento público com o embrião do videomapping em Manhattan – BBDO NY
2009 – Yubari Resorts usou a baixa taxa de divórcio de uma cidade do Japão para recuperá-la da falência – Beacon Communications Tóquio
2010 – Replay para a Gatorade reeditou partidas clássicas de futebol americano e empolgou os jurados, mas não a “torcida” de criativos no Palais – TBWA\Chiat\Day, de Los Angeles
2011 – ROM para Kandia Dulce ficou conhecido como o “case da coragem”, ao trocar a bandeira nacional da Romênia pela dos EUA em embalagens de chocolate – McCann Erickson de Bucareste, Romênia
- Com a campanha American Rom, a McCann Erikson conseguiu o Grand Prix em Promo. Bem controversa, essa campanha mexeu com a noção de nacionalidade dos romenos e foi um estrondo.
2012 – Small Business Saturday, para a Amex, mostrou um case completo e amadurecido sobre o potencial de Promo e conseguiu mudar para sempre o comportamento do comércio nos EUA. – Crispin Porter+Bogusky NY