Experiência de Marca

Interbrand divulga melhores do varejo internacional

O relatório mostra que em toda a Europa os principais varejistas estão ganhando uma grande vantagem competitiva e conquistando novos cliente, ao investir em estratégias de marketing promocional e ativação dentro das lojas.

Interbrand, uma das principais consultorias globais em valor de marca divulgou o seu segundo relatório anual dedicado ao setor do varejo. O The Best Retail Brands report posiciona as 50 principais empresas de varejo dos EUA de acordo com o seu valor de marca,  e também as de países como Reino Unido, França, Alemanha, Espanha e a região Ásia-Pacífico.

O relatório mostra que em toda a Europa os principais varejistas estão ganhando uma grande vantagem competitiva e conquistando novos cliente, ao investir em estratégias de marketing promocional e ativação dentro das lojas. Na Ásia, os varejistas estão colocando um foco renovado na personalização, qualidade e serviços pós-venda, em um esforço para reconstruir e reforçar a confiança do consumidor após os desastres naturais e crise econômica que assolaram a região no ano passado.

Foto: 2012 Best Retail Brands Report

Fora dos EUA, Tesco (Reino Unido), Carrefour (França), Aldi (Alemanha), Zara (Espanha) e Woolworths (Ásia Pacífico) são classificados como os varejistas número 1 em seus respectivos mercados, todos mantendo os seus lugares no topo em comparação a 2011.

Todas as marcas continuam também a reforçar a sua experiência digital e encontrar novas formas de revigorar a experiência dentro das lojas. As mais importantes tendências globais de varejo ganham relevância em todo o setor e incluem:

•    A necessidade de ser ágil: Com os consumidores decidindo cada vez mais como, quando e onde interagir, o único local para o varejo é onde estão os clientes. Eficiência de resposta supera e agrega valor. Marcas como Uniqlo e Tesco estão experimentando novas maneiras de melhor interagir com os clientes. O Tesco criou um supermercado virtual em uma estação de metrô de Seul e Uniqlo construiu uma pista de patinação verão e pop-up store em Manhattan

Foco no caminho para a compra: Ao retornar a sua atenção para a forma como os consumidores tomam decisões de compra, as marcas top encontram oportunidades para inovar em torno de pontos problemáticos e construir relacionamentos. O caminho para a compra hoje é mais complexo, mas as ferramentas digitais permitem aos clientes realizar pesquisas mais robustas para identificar o melhor valor – e isso precisa ser levado em conta pelos varejistas.

•   Toda a marca conta uma história: Enquanto o varejo tem sido historicamente focado no operacional, mais empresas estão olhando para a marca com o objetivo de criar valor. Além da necessidade, é preciso desenvolver identidade, adicionando ainda mais emoção à relação. O truque aqui é encontrar o valor além da transação. As melhores marcas do mundo sabem que o cliente valoriza estes aspectos, e trabalham incansavelmente para proporcionar isso a eles.

•    Design para construir valor de marca: A experiência é o elemento definidor de qualquer marca. Ela tende a ser a ação que fornece memória e vai solicitar a repetição do consumo. Os clientes esperam que suas marcas favoritas falem com voz consistente, na loja, online e em canais tradicionais e digitais. E o Design é o componente fundamental para sair de uma identidade de marca antiga e re-inspirar clientes. Além de reposicionar, ele também adiciona emoção para operações de rotina e sua capacidade de contar histórias pode amplificar a cultura de uso da marca.

Algumas informações sobre o crescimento das marcas pesquisadas:

Walmart mantém a sua posição de número 1 na lista Interbrand também em 2012, com um valor de marca de pouco mais de U$139 milhões, 2% abaixo do ano passado.

Amazon.com mantém a 9ª posição, e teve um incremento no valor de marca de 32%—o maior entre todas as marcas, de todas as regiões.

eBay ficou entre as Top 10 pela primeira vez, substituindo a Dell na lista dos EUA das marcas mais valorizadas. Dell saiu da lista devido ao fato de que já não satisfaz os critérios do relatório. (Para participar, uma marca deve gerar pelo menos 50 por cento das suas receitas de vendas por meio de suas marcas locais de varejo). A Dell continua a se concentrar mais em seu modelo de negócios, que é a utilização de canais de vendas diretas, em vez de lojas de varejo convencional.

— Entre as marcas que mais cresceram estão Amazon.com (EUA; cresceu 32%) Leroy Merlin (França; cresceu 22%), Mercadona (Espanha; cresceu 22%), Lidl (Alemanha; cresceu 20%), Tractor Supply (EUA, cresceu 18%) e Sephora (França, cresceu 18%).

— Os Top iniciantes na lista são a Guess (EUA U$1.748 milhões), Bershka (Espanha, U$873 milhões) e Muji (Asia Pacífico; U$355 milhões).