O novo relatório publicado pela Visa Inc. (NYSE:V), mostra o quanto os megaeventos esportivos afetam os países-sede e impactam os gastos de seus visitantes. O relatório analisa os padrões de gastos dos portadores dos cartões Visa, mais conhecidos como dados do VisaVue Travel, de três megaeventos recentes: a Copa do Mundo Fifa 2010 na África do Sul, as Olimpíadas de Inverno de 2010 em Vancouver e as Olimpíadas de Beijing, em 2008. Segundo o relatório, eventos desse porte geram aumentos expressivos nos gastos dos turistas e dão aos países-sede a chance de brilhar no palco global.
Nos três eventos analisados, constatou-se um crescimento expressivo nos gastos efetuados com o Cartão Visa durante o evento, quando comparados com o mesmo período no ano anterior:
- 82% para a Copa do Mundo FIFA África do Sul 2010.
- 93% para as Olimpíadas de Inverno no Canadá.
- 15% para as Olimpíadas de Beijing.
“Esses três eventos catalisaram a recuperação econômica do país-sede e das nações vizinhas em termos de gastos de turistas internacionais. Os pagamentos eletrônicos são um importante facilitador do crescimento sustentável do turismo, pois permitem que os viajantes efetuem compras em outros países com facilidade”, afirma Rubén Osta, diretor geral da Visa do Brasil.
Segundo Rubén, “O mais animador é que existe um forte indício de que, nos megaeventos analisados para este relatório, o aumento nos gastos relacionados ao turismo durante os eventos foi tão substancial que não pode ser atribuído apenas à recuperação econômica. O relatório analisa os dados eletrônicos gerados pelos pagamentos efetuados por visitantes internacionais com o cartão Visa com o objetivo de entender os padrões de gastos desses portadores e gerar materiais que venham a ajudar um país a planejar suas atividades, a se candidatar a país-sede e a sediar eventos.”
Para mais informações e visualizar o relatório completo, clique aqui.