O costume de pintar casquinhas de ovos na Páscoa, trazido a Pomerode pelos imigrantes alemães, foi passado de geração em geração e até hoje se mantém vivo. Quem visita a cidade nesta época do ano se encanta com a grandiosa Osterbaum, com suas casquinhas coloridas presas aos galhos.

Norte Shopping recebe exposição de ovos de Páscoa criados por artesãos de Pomerode

14/03/2017

O costume de pintar casquinhas de ovos na Páscoa, trazido a Pomerode pelos imigrantes alemães, foi passado de geração em geração e até hoje se mantém vivo. Quem visita a cidade nesta época do ano se encanta com a grandiosa Osterbaum, com suas casquinhas coloridas presas aos galhos. Neste ano, o Norte Shopping resolveu trazer para Blumenau um pouquinho da cultura da cidade mais alemã do Brasil com a exposição “Feito em Pomerode”, que vai contar com ovos decorados por 20 artesãos do Núcleo de Economia Criativa de Pomerode, da Associação Empresarial de Pomerode (ACIP).

Em tamanhos, desenhos e cores variadas, os ovos ficarão expostos no Espaço Norte Mais, próximo à loja Claro, no período de 10 de março a 16 de abril. Entre as peças estarão casquinhas criadas com diferentes técnicas artísticas, como pintura craquelada e marmorizada, Bauernmalerei, crochê, trançadas com fitas e até com materiais alternativos, como filtro de café e barbante.

Artesã há 54 anos e também artista plástica, Silvana Pujol é uma das participantes da exposição. Dona de um trabalho genuíno, ela desenvolve uma pintura colorida e delicada em ovos naturais, que podem ser de animais como lagartixa e avestruz. “Sou bastante eclética nas minhas criações. Para esta exposição vou levar cinco peças. Os menores, de ovos de galinha, foram pintados com corações, símbolo festivo muito comum na Alemanha. Já o ovo de ganso, três vezes maior, recebeu uma pintura mais geométrica e cores chamativas”, conta.

Atuando há quase dois anos como artesã e à frente da Associação de Artesãos Feito em Pomerode, Dirce Goede vai expor cerca de 10 casquinhas decoradas com uma técnica que aprendeu quando tinha apenas sete anos: o crochê. As casquinhas que cria são revestidas com linhas coloridas e pontos variados, tudo com o charme do produto feito à mão. “Com o artesanato expressamos nossos sonhos e sentimentos. E esta exposição no shopping nos permite ver o trabalho e o amor pelo artesanato valorizados”, comenta.


Fonte:: Redação