De 16 a 20 de outubro acontece, em Porto Alegre/RS, a quarta edição do Cine Caramelo - Festival Infantojuvenil de Cinema, que traz diversão e promove a reflexão sobre temas da infância e da juventude por meio de uma seleção de filmes de curta e longa metragem de alta qualidade.

4º Cine Caramelo oferece exibições gratuitas de filmes

11/10/2017

De 16 a 20 de outubro acontece, em Porto Alegre/RS, a quarta edição do Cine Caramelo - Festival Infantojuvenil de Cinema, que traz diversão e promove a reflexão sobre temas da infância e da juventude por meio de uma seleção de filmes de curta e longa metragem de alta qualidade.

O festival acontece na Sala Redenção, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, e conta com uma intensa programação gratuita para crianças, jovens e adultos, com exibições de filmes e uma sessão comentada especial.

A edição 2017 do Cine Caramelo aborda as mudanças e transformações da vida de crianças e jovens, seja através de ritos de passagem ou de desafiadoras jornadas de superação e amadurecimento.

Premiados filmes de longa-metragem do Brasil, Alemanha, França, Bélgica e Estados Unidos estão na programação infantil. Entre os títulos, está Festa no Céu, de Jorge R. Gutierrez, produzido por Guillerme del Toro, que oferece um espetáculo visual de cores e luzes ao retratar os ritos referentes à celebração do dia dos mortos - evento tradicional e festivo da cultura mexicana.

Neste contexto, está um jovem dividido entre cumprir as expectativas da família ou seguir seu coração. Antes de escolher um caminho, ele percorre o mundo dos Vivos, dos Esquecidos e o dos Lembrados.

Um programa especial de curtas destaca a recente e excelente produção nacional, como a animação Caminho dos Gigantes, exibido este ano no 45º Festival de Gramado após uma carreira internacional reconhecida em festivais como Annecy, Clermont-Ferrand, Tolouse, Oberhausen, Biarritz, Chicago Children's Film Festival, entre outros. O filme narra a história de uma menina indígena de seis anos que desafia seu destino para entender os ciclos da vida.

A programação juvenil traz, entre outros filmes, o primoroso anime O Serviço de Entregas da Kiki, do mestre Hayao Miyazaki, que apresenta mais uma das suas adoráveis e valentes protagonistas, neste caso a jovem aprendiz de bruxa Kiki que, aos treze anos, passa pelo desafio de enfrentar sua insegurança e seus medos para poder aprimorar seus poderes.

Outro filme de destaque é o documentário em média metragem Pense Grande, que mostra histórias inspiradoras de jovens que estão usando seu potencial e talento para transformar suas vidas e as comunidades onde vivem.

Filmes de ficção e documentários compõem a programação para adultos como o "épico" Boyhood - da infância à juventude, de Richard Linklater. Realizado ao longo de doze anos, o filme percorre a vida de um garoto e analisa seu relacionamento com os pais, suas descobertas, experiências e seus conflitos.

Entre os documentários, está o curta Meninos e Reis, de Gabriela Romeu e o média Terreiros do Brincar, de David Reeks e Renata Meirelles, que compõem um programa único, apresentando o sensível trabalho de dois projetos que se dedicam a registrar o imaginário de crianças brasileiras - através dos projetos Infâncias e Território do Brincar, respectivamente.

O documentário Nunca me Sonharam, de Cacau Rhoden, que tem cenas e depoimentos coletados em Porto Alegre, faz uma profunda reflexão sobre o ensino médio nas escolas públicas do Brasil, questionando o quão atenta está a nossa sociedade quanto à qualidade da educação oferecida aos jovens na fase mais delicada e transformadora de suas vidas, além de revelar a beleza e o valor intrínsecos da educação.

A sessão comentada desta edição do Cine Caramelo será após a exibição do premiado filme A Família Dionti, de Alan Minas. Produzido com o suporte do Latin American Fund, do Tribeca Film Institute, recebeu os prêmios de melhor filme do júri popular no 48° Festival de Cinema de Brasília, melhor roteiro no 10° Youngabout International Film Festival Bologna, melhor filme de público no 7° Festin em Lisboa e melhor ator infantil no 16° San Diego International Kids Film Festival, entre outros.

O filme, considerado pela crítica como um dos mais criativos do cinema brasileiro contemporâneo, encanta ao retratar o tema do primeiro amor através de uma atmosfera de realismo fantástico e da história de um jovem de 13 anos que se apaixona por uma garota de circo e, literalmente, se derrete por amor. Após a sessão, o escritor, músico e diretor de teatro Claudio Levitan, autor de obras como O porão misterioso, Porto Alegre das crianças perdidas, Opereta Pé-de-Pilão e Minha longa milonga, estará conversando com a platéia sobre o filme e seus poéticos e inventivos trabalhos na literatura, na música e no teatro.

Antecedendo a mostra de filmes, o Cine Caramelo realizou uma Feira de Troca de Brinquedos, que aconteceu dia 07 de outubro, junto à Feira dos Agricultores Ecologistas - FAE, com o objetivo de criar um espaço de diversão e convivência para as crianças e incentivar a reflexão sobre consumo consciente e sustentabilidade.

Com curadoria de Andreia Vigo, o Cine Caramelo está sendo realizado em parceria com o Sistema Fecomércio/SESC-RS, Sala Redenção - Cinema Universitário (UFRGS), Feira dos Agricultores Ecologistas - FAE, VIDEOCAMP e Pulo do Gato Espaço de Brincar.


Fonte:: Redação