Experiência de Marca

Estudantes participam da etapa estadual Rio da Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes de escolas públicas e privadas do Estado do Rio participarão, neste sábado (02/09), da etapa estadual/Rio da Olimpíada Brasileira de Robótica, que ocorrerá no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Benfica, das 8h às 18h.

Estudantes de escolas públicas e privadas do Estado do Rio participarão, neste sábado (02/09), da etapa estadual/Rio da Olimpíada Brasileira de Robótica, que ocorrerá no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Benfica, das 8h às 18h.

O evento será gratuito e aberto ao público. A competição vai selecionar jovens talentos para a disputa nacional que acontecerá no final deste ano.

Entre os participantes, seis equipes, formadas por 24 alunos, são estudantes de escolas públicas de Macaé e fazem parte do Inovar e Aprender, projeto de iniciação à robótica e educação tecnológica da Secretaria Municipal de Educação de Macaé (SEMED) desenvolvido em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia e UFRJ com o apoio da Odebrecht Óleo e Gás (OOG).

No total, cerca de 200 estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas do estado se reunirão na cidade do Rio de Janeiro neste fim de semana para a competição, que envolve tecnologia, talento e inovação.

O desafio dos jovens será apresentar robôs inteligentes que devem ser capazes de resgatar vítimas de acidentes ocorridos em locais de difícil acesso, sem o uso de controle remoto ou qualquer intervenção humana. Os robôs precisam cumprir todo o percurso e superar diversas dificuldades decorrentes do caminho sem conhecer previamente o cenário da prova.

“Tanto o programa Inovar e Aprender quanto esta Olimpíada são oportunidades de formar jovens pensando em um futuro educacional e profissional melhor e um caminho para começar cedo a integração com o mercado de trabalho.

Os alunos não aprendem apenas teoria, mas técnicas que mostram, desde a escola, a importância do trabalho em equipe, além de estimulá-los a organizar e dividir tarefas, superar desafios e solucionar problemas”, afirma Jocelina Valle, responsável pelas ações de responsabilidade social da Odebrecht Óleo e Gás.

Os alunos apresentarão aos juízes robôs montados e programados por eles próprios, que percorrerão todos os desafios propostos mostrarão a capacidade de socorro às vítimas. Entre os desafios, estarão obstáculos que impedirão o avanço dos robôs, gaps que simulam falhas no percurso e no trajeto do robô para resgatar uma vítima e redutores de velocidade, que imitam um terreno hostil e acidentado.

Durante todo o ano, na fase de preparação, os alunos que participam da competição elaboraram robôs construídos a partir de kits de montagem, como Lego MindStorm ou mesmo arduíno (placa utilizada como plataforma de prototipagem eletrônica que torna a robótica mais acessível a todos) com drivers, motores, sensores e outras peças. Os robôs possuem comportamento autônomo e têm como tarefa motivacional salvar vítimas de algum acidente. 

“Este encontro estimula a troca de ideias para criar soluções que podem ser aplicadas na indústria, impulsionando o jovem para o desenvolvimento científico e tecnológico por meio da construção de protótipos e programação. Os estudantes apresentam suas pesquisas e criações robóticas em um ambiente onde cidadania, tecnologia, inovação, educação e trabalho em equipe caminham juntos”, pontua Marcelo Dias, coordenador de segurança do trabalho da área de Manutenção e Serviços Offshore da OOG e voluntário do programa.