Experiência de Marca

A cada quatro eventos, um será de esporte em 2018

Com a experiência de já ter sediado os maiores eventos do planeta a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos 2016 o Rio de Janeiro será palco, no ano que vem, de mais de 20 grandes competições de diversas modalidades, sendo 12 inéditas na cidade e até mesmo na América Latina.

Com a experiência de já ter sediado os maiores eventos do planeta a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos 2016 o Rio de Janeiro será palco, no ano que vem, de mais de 20 grandes competições de diversas modalidades, sendo 12 inéditas na cidade e até mesmo na América Latina.

Por trás do 'boom' desportivo, o município espera repetir a mesma dose do ano passado e lotar os quatro cantos do Rio de turistas brasileiros e estrangeiros.

"O turismo esportivo é uma das grandes vocações da cidade e ponto crucial para a economia e lazer. Juntos, turismo, esporte e cultura, representam 14% do PIB (Produto Interno Bruto)", ressaltou o vice-presidente da Riotur, Lucio Macedo, lembrando que esportes amador, como ciclismo, skate e basquete de rua, nunca estiveram tão em evidência no município. "Além disso, nossos cenários naturais são ambientes prontos para qualquer tipo de esporte, como a Transcarioca, maior trilha urbana do mundo, e o Pão de Açúcar, que tem até 500 pontos de escaladas", completou Macedo.

Os esforços no setor, aliás, acabaram de render ao Rio, o World Travel Awards Latin America 2017 apontado como o Oscar do turismo internacional, como o melhor destino turístico esportivo do mundo. A lista esportiva do Calendário Rio de Janeiro a Janeiro, em 2018, é extensa e vai desde competições locais, como o Jogos Cariocas de Verão, de fevereiro a março, na Barra da Tijuca, até megaeventos internacionais, como o Rio Open de Tênis, no Jockey Club, na Lagoa.

Entre as competições inéditas, estão a corrida de drones, X Games (considerado os Jogos Olímpicos dos esportes radicais) e o inusitado Samba Run, onde os atletas, fantasiados, como num bloco de Carnaval, disputarão corridas. Ícones mundiais estão com presença garantida no ano que vem, como o campeão olímpico britânico Mo Farah, do atletismo, que vai competir com atletas de elite e amadores em maio, na Orla da Zona Sul.

Para o subsecretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Pedro Guimarães, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e a Cultura, que permite empresas que recolham ICMS patrocinem eventos esportivos profissionais e amadores, é fundamental para atrair mais investimentos na área. "Temos focado também na utilização dos grandes equipamentos, como o Maracanã, que voltou a receber jogos e turistas", lembrou.

Inspiração internacional

Além de grandes eventos e esportes radicais, como skate e surf, o Rio passou a se espelhar em megacompetições internacionais. “Estamos no calcanhar de Londres”
brincou João Traven, diretor da Maratona do Rio, que neste ano teve 33 mil inscritos de 50 países.

“Vamos chegar a 37 mil em 2018”, prevê. A Maratona de Londres reúne 40 mil corredores. Para ano que vem está marcada a segunda edição da versão brasileira da maior maratona de ciclismo mundial, o Gran Fondo New York, que teve 1,2 mil participantes neste ano, em Conservatória, no Sul Fluminense.

E em 2020, o Pan-Americanos Masters, maior evento multidesportivo do planeta, terá 10 mil atletas, 20 mil visitantes, e incremento de R$ 150 milhões.

Confira os principais:

– Rio Open

O maior torneio de tênis da América do Sul, ATP World Tour, será em fevereiro, na Zona Sul.

– 3X3 espetacular

Evento inédito na modalidade 3×3, que fará parte dos Jogos Tóquio 2020, será em fevereiro, na Barra da Tijuca.

– Rei e Rainha do Mar

Será o maior festival de esportes de praia do Brasil, com quatro modalidades: natação no mar, corrida na areia, beach biathlon e stand up paddle, em março, setembro, outubro e dezembro, na Zona Sul e Recreio.

– Mano a mano

O desafio de remo e canoagem, que terá o confronto do brasileiro medalhista olímpico Isaquias Queiroz e o alemão Sebastian Brendel, será em abril, na Lagoa.

– Mo Farah 10k Rio

O multicampeão Mo Farah, da Grã-Bretanha, vai disputar a prova com outros atletas da elite e amadores do esporte. Será na orla do Rio, em maio.

– Ginástica

Grandes nomes mundiais da ginástica artística vão competir no Parque Olímpico, em maio.

– Oi Rio Pro

A única etapa do World Championship Tour de Surf na América Latina será realizada
em maio, em Saquarema, na Região dos Lagos.

– NFL Global Tour

Os astros do futebol americano farão o primeiro jogo oficial da América Latina no Maracanã, em junho.

– Maratona do Rio

O megaevento com três dias de corrida, de 31 de maio a 3 de junho, será do Pontal ao Aterro do Flamengo.

– X Games

Atletas do skate, BMX e motociclismo vão competir no Parque Olímpico, em agosto.

– CSI-W

A seletiva para a Copa do Mundo de Hipismo será em setembro, na Zona Sul.

– Grangiro

A competição de ciclismo de estrada será em outubro, com largada na Barra da Tijuca e chegada no Centro do Rio.