Curitiba é escolhida como sede brasileira da Smart City Expo 2018

30/12/2017


Curitiba será apresentada como a próxima cidade-sede dos eventos internacionais da FIRA Barcelona durante o Smart City Expo World Congress, considerado maior evento do mundo do tema de cidades inteligentes e marcado para 14 a 16 deste mês.

A cerimônia, na capital da região espanhola da Catalunha, terá a presença de representantes e autoridades de mais de 100 países e 600 empresas globais de tecnologia e inovação.

O representante de Curitiba será Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, que subirá ao palco para apresentar um filme mostrando as principais credenciais da capital paranaense e um convite do prefeito Rafael Greca endereçado a autoridades e especialistas do mundo inteiro, para que participem da Expo Curitiba.

O Smart City Expo Curitiba será realizado nos dias 28 de fevereiro e 1º de março na Expo Renault Barigui. O congresso tem a chancela da FIRA Barcelona Internacional, consórcio público espanhol formado pela Câmara de Comércio de Barcelona e pelo Governo da Catalunha. O evento tem iniciativa e organização da iCities, empresa pioneira no Brasil no tema de Cidades Inteligentes, e conta com o apoio estratégico do World Trade Center Business Club.

Uma delegação brasileira acompanhará o anúncio em Barcelona. A missão, organizada pela iCities em parceria com a Global Business Consulting, de Florianópolis, será composta por empresários, autoridades e urbanistas do Paraná e de Santa Catarina.

A missão internacional terá como um dos líderes Roberto Marcelino, diretor de novos negócios da iCities. Além de participação no Congresso Mundial, haverá visita aos principais organismos de apoio e promoção de tecnologia e inovação: [email protected], Barcelona Activa e La Salle Technova Barcelona. Especialistas locais farão apresentação e análise de temas de relevância estratégica, como as Políticas de Distritos de Inovação, Smart City e Living Labs; Políticas de Ocupação Urbana e Políticas de Empreendedorismo de Inovação Empresarial, oportunidade para conexões com o Vale do Pinhão, comenta Roberto.

O roteiro também inclui conhecer programas de gestão e apoio à inovação e ao empreendedorismo, além de linhas de financiamento disponíveis na região da Catalunha. Os contatos vão favorecer a geração de oportunidades de negócios entre empresas de base tecnológica do Brasil e da Espanha.

Fonte: Redação