Eventos específicos são voltados para mulheres e para a matemática

Finit terá um evento específico para mulheres

31/10/2017

Triplicar o público na comparação com a primeira edição, que aconteceu no ano passado, e levar 150 mil pessoas para o Expominas, em Belo Horizonte, nos próximos cinco dias. Esse é o principal desafio da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), que começa nesta terça-feira (31). Para isso, foram montados quatro espaços – a Campus Party e as arenas de negócios, criativa e “experience” – e 15 palcos que apresentarão 500 horas de conteúdo.

A arena criativa foi concebida para atrair o público infantil e a família para a Finit. É uma parceria com o espaço P7 Criativo e a Fiemg, com foco no movimento “faça você mesmo”. São oficinas de robótica, criação de jogos 2D, desenvolvimento de aplicativos Android com Arduino. Na quinta-feira, dia 2, a arena criativa realiza o Mini Maker Faire, com impressão 3D, ciências, artesanato, engenharia, design e música. “A arena é para um público ‘de 8 a 108 anos’, mas o objetivo é popularizar a inovação para as crianças”, explica a gerente de operações do P7 Criativo, Márcia Carmo.

Nesta edição, a Finit terá um evento específico para mulheres interessadas em empreendedorismo e tecnologia. O She’s Tech Conference 2017 terá 35 palestrantes mulheres que tratarão de temas relacionados a empoderamento, inovação e questões técnicas como blockchain, desenvolvimento e programação para iniciantes. “Ainda somos minoria no mercado de tecnologia e nosso objetivo é fortalecer e dar visibilidade à mulher”, afirma a fundadora do movimento She’s Tech, Ciranda de Morais.

Entre as palestrantes estarão Camila Achutti, CTO e fundadora da Ponte21 e da Mastertech, e Carine Roos, fundadora da Upwit, consultoria de inteligência de gênero e inovação que visa fomentar a liderança feminina.

A Campus Party vai reunir mais de 300 profissionais que participam de palestras, conferências, workshops e maratonas de programação (hackathons). “A Finit é uma vitrine em que expandimos oportunidades e criamos um espaço para que jovens entrem em contato com a tecnologia, a pesquisa e o empreendedorismo”, explica Miguel Corrêa, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado. A feira é uma iniciativa do governo de Minas Gerais.

Entre os eventos que acontecem dentro da Finit está também a 14ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que terá como tema “A Matemática Está em Tudo”, desta terça-feira (31) a sábado (4). Serão apresentados 31 projetos de instituições como UFMG, UFV, Senai, Hemominas e IFMG.

Solar. Durante o evento Cidades inteligentes, criativas, sustentáveis e humanas, que acontece na sexta na Finit, a empresa Sunew apresenta seus painéis solares flexíveis únicos no Brasil

Estrela. A engenheira espacial Mary Spio, palestrante na Finit, é pioneira em realidade virtual. Ela desenvolveu soluções usadas por gigantes como Lucas Films, Microsoft Xbox e Boeing.

Arena de negócios mais amadurecida

Na arena de negócios da Finit, o movimento 100 Open Startups volta a reunir 200 startups e 80 grandes empresas para promover negócios. “Agora, o encontro não é mais para principiantes. Startups e empresas tiveram oportunidade de amadurecer”, afirma o CEO do movimento, Bruno Rondani. Segundo ele, para esta edição foram analisados 4.000 projetos de startups, contra 2.800 no ano passado. “Em torno de 3.000 deles são novos”, afirma Rondani.

Fundador da Atari vem a BH

Espaço preferido dos geeks na Finit, a Campus Party entrou no clima de empreendedorismo da Finit em 2017 e focou suas palestras no tema. O principal nome do evento é o fundador da Atari, Nolan Bushnell, considerado o “pai da indústria dos videogames”, que fará sua palestra no próximo sábado (4).

Também estarão presentes o fundador da Chilli Beans, Caito Maia, o Senhor Gentileza, Luiz Gabriel Tiago, o ex-produtor do jogo GTA e fundador e presidente da 1080partners, empresa líder em representação de vendas e desenvolvimento de negócios, David Gershik, e Steve Gershik, CEO da Koyne Marketing, agência de marketing para empresas B2B. “Como a edição deste ano tem como tema o empreendedorismo digital e tecnológico, buscamos palestrantes que irão ajudar os campuseiros a terem ideias e a desenvolverem seus negócios”, conta Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party. São aguardados 4.000 campuseiros e estão garantidos, segundo Novaes, os 20 gigabytes de velocidade de internet.


Fonte:: Redação