Experiência de Marca

Casa Ronald McDonald-RJ recebe o "Mandela Day"

A iniciativa visa proporcionar uma manhã de festa e integração para as quase 50 famílias hospedadas na Instituição.

Um dia dedicado para promover o bem ao próximo. Esse é o intuito do Mandela Day, evento que acontece no dia 18 de julho, aniversário de Nelson Mandela, e simboliza uma ação humanitária global com o objetivo de transformar o mundo em um lugar melhor.

Uma das empresas engajadas com a data é a multinacional sul-africana Aspen Pharma, situada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A farmacêutica realiza há seis anos ações sociais com crianças e adolescentes de baixa renda da cidade e já beneficiou mais de mil pessoas durante esse período.

Neste ano, o Mandela Day será em prol de crianças e adolescentes com câncer e vai acontecer na Casa Ronald McDonald, no Maracanã.

A iniciativa visa proporcionar uma manhã de festa e integração para as quase 50 famílias hospedadas na Instituição. Fundada no Brasil em 1994, a Casa Ronald McDonald é a primeira na América Latina e a 162ª no mundo e já beneficiou mais de 2.700 crianças e adolescentes com câncer.

Com a missão de ser uma “casa longe de casa”, o projeto oferece, gratuitamente, hospedagem, alimentação, transporte para os hospitais, suporte psicossocial, atividades recreativas aos pequenos pacientes e suas famílias, além de cursos profissionalizantes, acompanhamento escolar, entre outros projetos sociais que garantem a atenção integral às famílias que passam pelo tratamento de câncer infantojuvenil.

Durante a programação do Mandela Day, os colaboradores da Aspen Pharma serão voluntários ativos nas atividades planejadas para as crianças. Será uma manhã inteira com a presença de uma equipe de recreação, além da distribuição de lanches.

Ao longo do evento, a Aspen também vai lançar um desafio para seus colaboradores: uma gincana solidária para a venda de Bic Macs em prol do McDia Feliz. Serão 500 tíquetes comprados para a filial do Rio de Janeiro e a fábrica, localizada no Espírito Santo.

Além de participarem da gincana, os colaboradores da fábrica, no Espírito Santo, vão realizar uma ação na Accaci – Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil, organização sem fins lucrativos que também ajuda crianças e adolescentes com câncer. O projeto foi fundado em 1988 e é um dos parceiros da Casa Ronald McDonald.

As crianças da Accaci vão receber durante o Mandela Day uma festa especial, com direito a bufê e animação.

“Como uma empresa cidadã, a Aspen participa anualmente do Mandela Day como uma forma de propagar aos colaboradores a responsabilidade social e o espírito de solidariedade, uma essência bem forte da companhia.”, declara Alexandre França, CEO da Aspen no Brasil.

A empresa já ajudou em eventos passados a Cidade de Deus e o orfanato Santa Rita de Cássia, ambos localizados na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e o Instituto Reação, na Rocinha.

“Esse ano escolhemos a Casa Ronald pela parceria que vinculamos com o Instituto Ronald McDonald. Ela envolve uma grande causa: difundir o combate ao câncer infantojuvenil e promover a conscientização do diagnóstico precoce através de diversas iniciativas que envolvem nossos colaboradores. Queremos ajudar a expandir mais informações sobre a doença no Brasil, podendo contribuir com a mudança do cenário que o País vive.”, afirma França.

Criado em 2010 pela ONU, o Mandela Day visa motivar indivíduos e organizações do mundo inteiro a dedicar o dia 18 de julho, aniversário de Nelson Mandela, a algum serviço social que proporcione a melhora na qualidade de vida de populações carentes.

Além disso, a celebração é uma homenagem ao ex-presidente da África do Sul, que faleceu em dezembro de 2013, aos 94 anos. Mandela recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1993 pela luta a favor da liberdade e contra a desigualdade racial.

O Grupo Aspen é referência no tratamento da AIDS na África do Sul e realiza o Mandela Day desde 2011. Todos os anos, o projeto alcança aproximadamente 3.000 vidas por todo mundo, não somente com doações materiais, mas através da troca de conhecimento e sentimento com os mais necessitados.