Experiência de Marca

Região Sul é mira de empresas de cervejas especiais

O Sul do Brasil é o maior consumidor de cervejas do País, com base em dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O Sul do Brasil é o maior consumidor de cervejas do País, com base em dados do IBGE– Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ainda segundo a organização, a participação de cidades como Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), por exemplo, no PIB nacional é bastante expressiva.

Visando esses fatores, empresas especializadas em bebidas especiais encaram municípios economicamente mais fortes dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, como estratégicos para a comercialização.

“Chegamos ao Paraná logo após inaugurarmos em São Paulo, onde surgiu nossa primeira loja. Ainda não havíamos nem aberto mercado para outras regiões do Sudeste. Isso porque a população sulina tem, em geral, hábitos de consumo aguçados e elevado grau de instrução. E ainda, suas cidades apresentam PIBs que crescem constantemente e que geram volumosa porcentagem do total da riqueza nacional”, afirma Fabiano Wohlers, diretor geral da Mr. Beer Cervejas.

Hoje, também no Rio Grande do Sul, na capital Porto Alegre, a maior rede brasileira de franquias especializadas em cervejas especiais visa também chegar a Caxias do Sul, que triplicou o PIB nos últimos dez anos. Franqueados em Santa Catarina também passam por uma seleção para operar sua primeira unidade no território.

Outra empresa do setor que optou pela região logo após a chegada a São Paulo, maior cidade brasileira, foi a Duff Brasil, detentora da concessão de uso da marca em solo nacional.

“Escolhemos uma fábrica de Santa Catarina para produzir nosso produto. Esse também foi o segundo Estado escolhido para comercializar a cerveja no País. O Rio Grande do Sul foi o quarto e Paraná o quinto. No Sul já temos presença total da Duff”, afirma Conrado Kaczynski, sócio da marca no Brasil.

“Começamos nossa expansão pelo Sul do País porque lá encontramos os consumidores mais preparados para receber novidades dentro do segmento de cervejas especiais. Estão buscando produtos de melhor qualidade”, completa Conrado.