A Água Doce de Umuarama, no Paraná – que integra a rede composta por mais de 100 restaurantes no País, todos especializados nos melhores “Sabores do Brasil” – recebeu, no mês de agosto, “Menção Honrosa” no Prêmio Design ABF, promovido pela Associação Brasileira de Franchising em parceria com a Retail Design Institute. A casa foi construída de forma sustentável, otimizando os recursos e preservando o meio ambiente.
Segundo o franqueador, Delfino Golfeto, a unidade expressa valores cultivados pelo rede. “Para nós, é essencial que a empresa tenha responsabilidade social e que os franqueadores tenham consciência da importância da sustentabilidade”, comenta.
“A unidade de Umuarama é um exemplo e incentivo para que os demais franqueados desenvolvam mais projetos que visem à preservação dos recursos naturais, já pensando nas futuras gerações”, complementa.
Inaugurada em novembro de 2010, a Água Doce de Umuarama desenvolveu um projeto com base em conceitos sustentáveis, presentes em todos os processos da obra. Na construção, foi eleito o sistema Steel Framing, que apresenta vantagens econômicas e estruturais e permite o menor uso de materiais de construção. O tempo da obra também fica 40% menor se comparado aos processos convencionais.
Ainda sobre este sistema, ele dispensa a utilização de equipamentos e maquinaria pesada. A estrutura em aço é menos agressiva ao meio ambiente, pois é 100% reciclável. Os fechamentos foram feitos em Dry Wall, placas cimentícias feitas com material de pouco impacto ambiental. E muitos outros itens utilizados na estrutura podem ser desmontados e reaproveitados – gerando menos lixo e entulho.
Os franqueados de Umuarama, os irmãos Guto e Mariângela Pascoal Ribeiro, são bastante elogiados pelo resultado final da obra. “A ideia de ter uma unidade sustentável foi nossa e todos os esforços valeram a pena. Os ambientes internos ficaram muito bonitos, arejados e iluminados, agradando bastante os clientes. É muito bom saber que nos tornamos exemplo para novos empreendimento”, finaliza Guto Ribeiro.