Como assim "no céu", Red Bull?

Red Bull celebrou "Dia Mundial do Tetris" com anúncio de torneio mundial em dezembro

Comemorada com final em Dubai, competição global tem inscrições abertas até outubro, mas você não vencerá jogando normalmente

O mundo celebrou o “Dia Mundial do Tetris” em 6 de junho, e como comemoração especial da data, a Red Bull anunciou, semana passada, um torneio especial de um dos títulos mais populares da indústria mundial dos videogames.

Entretanto, há uma pegadinha que torna essa uma competição à parte das demais: a final do torneio, celebrada em Dubai, em dezembro, será jogada no céu. Não, não é uma metáfora: literalmente, a final será disputada “lá em cima”.

Torneio de Tetris da Red Bull é global, e recebe inscrições até outubro

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Imagem: Red Bull/Divulgação

Antes de tudo, vamos tirar as burocracias do caminho: o torneio de Tetris anunciado pela Red Bull (convenientemente chamado “Red Bull Tetris”, aliás) está com inscrições abertas até outubro deste ano. Originalmente criado pelo russo Alexey Pajitnov entre 1984 e 1985, o jogo é tão famoso que a história de sua vinda para o Ocidente ganhou até filme no Apple TV+.

Disputado em caráter global, o torneio meio que já está acontecendo: você se inscreve no site oficial, escaneia um QR code e…começa a jogar, pelo navegador ou plataforma favorita. A ideia é que as maiores pontuações sejam classificadas para viajar até Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para disputar a final no Dubai Frame.

E é aí que entra a pegadinha que mencionamos: embora não tenha bem o tamanho de um estádio, o Dubai Frame pode ser visto como um “sky bar particularmente grande”. Por causa desse formato de céu aberto, a Red Bull preparou uma experiência visual de Tetris para os finalistas.

Em resumo: as partidas finais serão projetadas no céu, com você encaixando bloquinhos entre nuvens, presumidamente…

“A parceria com a Red Bull leva Tetris a um novo patamar, celebrando a energia, criatividade e comunidade que definem ambas as marcas. Estamos animados em levar o jogo para novos espaços e gerações, com uma proposta que mistura nostalgia, inovação e muita diversão. O torneio tem um formato multiplataforma que representa bem o momento atual dos games e nos ajuda a criar uma nova forma de engajamento com o público. E, claro, a final em Dubai com drones no céu é uma maneira épica de encerrar essa jornada. Em mais de 40 anos de história, Tetris nunca foi jogado assim”, afirma Maya Rogers, presidente da Tetris Company.

A ideia é que a final leve jogadores de 55 países, e as classificações até Dubai seguirão pontuações e vitórias em partidas de formato 1 contra 1. No caso do Brasil, serão oito selecionados por meio de uma partida presencial a ser realizada em São Paulo, em data a ser anunciada.

Vale ressaltar alguns detalhes: nesta primeira fase classificatória, as partidas podem ser disputadas pelo smartphone (o QR code acima contempla o uso de celular), mas a seletiva final em São Paulo será em um PC. A final em Dubai, no entanto, não teve uma plataforma preferencial divulgada, provavelmente porque “jogar no céu” exige alguns controles mais específicos que a Red Bull fornecerá na hora.

De qualquer forma, a final do Red Bull Tetris em Dubai será entre os dias 11 e 13 de dezembro de 2025.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.