A exemplo de países europeus e da China, o Brasil terá seu primeiro sistema de compartilhamento de carros elétricos, previsto para ser implantado no Recife (PE), entre o final deste ano e o início de 2015.
Semelhante ao que ocorre com as bicicletas compartilhadas, o usuário vai a uma estação, e, a partir de um aplicativo de celular, retira o veículo. O carro deve ser devolvido em um prazo determinado.
Serão cinco estações na primeira fase do projeto. Para a segunda fase está prevista uma estação no Aeroporto Internacional de Recife.
O usuário poderá passar uma hora com o carro a partir do momento em que destrava o automóvel até sua entrega em outra estação. A ideia é que o projeto também incentive a carona por meio de um sistema que facilite o compartilhamento de rotas.
A iniciativa faz parte de um projeto maior de soluções para a mobilidade na capital pernambucana. O investimento, que inclui compartilhamento de bicicletas, de carros e vagas de estacionamento, é de R$ 5 milhões.