Fundado em 02 de maio de 2001, após a união de vários empresários ligados ao setor que se reuniram para formar um ‘Cluster do Turismo’ com objetivo de identificar os ‘gargalos’ enfrentados pelo segmento no Recife num período marcado por uma oferta hoteleira muito além da demanda necessária, o Recife Convention & Visitors Bureau celebra dez anos e faz balanço das suas ações que contribuíram para mudar a história do turismo em Pernambuco.

“A capital pernambucana amargou um longo momento caracterizado pela estagnação da quantidade de leitos, restrição financeira para modernização das unidades habitacionais (UHs) e estabelecimentos sendo fechados para dar lugar a prédios residenciais. Celebramos hoje os resultados que reposicionaram Pernambuco como um forte destino para lazer, eventos e negócios no Brasil”, diz Paulo Menezes, presidente do Recife CVB.
Ao lado das esferas Municipal, Estadual e Federal, o Recife CVB atuou no apoio, captação e promoção de aproximadamente 700 feiras e congressos, que atraíram para o estado um público superior a 1 milhão e 750 mil turistas de eventos e acompanhantes ao longo dos últimos 10 anos.
Com a vinda desses visitantes para o Estado, foram geradas mais de quatro milhões de diárias nos equipamentos hoteleiros da região. “A hotelaria pernambucana desfruta hoje de uma condição favorável entre os Estados brasileiros, que é uma demanda crescente e contínua de visitantes. Um reflexo disso é que há pelo menos dois anos trabalhamos com uma ocupação média anual girando acima dos 85%”, diz José Otávio de Meira Lins, ex presidente do Recife CVB, no período de 2007 a 2011, e da Abih-PE.
“Essa mudança de cenário possibilitou investimentos na modernização dos equipamentos hoteleiros e na construção de novos leitos, não mirando apenas a Copa do Mundo de 14 no Brasil, mas sim na realidade vivenciada hoje no Estado, que ditou a necessidade de ampliarmos a nossa infraestrutura”, complementou Danilo Pedrosa, que esteve à frente da presidência do RCVB entre os anos de 2001 a 2005.
Mas não foi apenas a hotelaria local que se beneficiou com as ações de captação de novos eventos para a região e promoção do destino Pernambuco realizadas pelo Recife CVB. “Os congressistas que desembarcaram em terras pernambucanas motivados pela realização ou participação em feiras e congressos captados com apoio do RCVB utilizaram os mais diversificados serviços que o destino oferece. Desta forma, entendemos que a vinda de novos eventos movimenta toda a cadeia produtiva, gerando consequentemente oportunidades de negócios para os associados à entidade. Em dez anos, a realização de feiras e congressos impactaram no valor próximo aos R$ 3 bilhões nos cofres locais”, destacou Paulo Menezes.
Para José Ozanir Castilhos, presidente do RCVB no período de 2005 a 2007, as ações promovidas pelo RCVB colaboraram para a realização de eventos nos centros de convenções do Estado. “É inegável o incremento que ocorreu no fechamento de negócios para o Centro de Convenções de Pernambuco, como também nos centros de convenções dos grandes hotéis do Estado. Olhando as estatísticas, podemos verificar também o crescimento da taxa de ocupação, das diárias geradas e do gasto médio do congressista dentro do nosso Estado. Anualmente os dados são apurados e o crescimento é constante, consistente”, avalia Ozanir.
Pernambuco na Mídia
As ações promovidas pelo Recife CVB contribuíram para geração de aproximadamente R$ 35 milhões em mídia espontânea para Pernambuco em veículos locais, nacionais e internacionais, montante superior a todo o investimento realizado pela entidade em ações em parceria com os setores público e privado no período de 2001 a 2011.
Resultados 2001 – 2011
– Recife é destaque como destino ICCA (International Congress and Convention Association);
– Recife Convention é destaque para benchmarking do Sebrae Minas Gerais e outros Conventions Bureaux por conta da sua política de captação de eventos e parcerias público-privada;
– Aproximadamente 700 eventos captados, apoiados e promovidos;
– Público superior a um milhão e 750 mil turistas de eventos (participantes e acompanhantes);
– Acima de quatro milhões de diárias geradas;
– Impacto na economia local: R$ 3 bilhões de incremento;
– Cerca de 16.000 agentes e operadoras treinados sobre o destino Pernambuco;
– Acima de 1.200 entidades, universidades e setor corporativo sensibilizados para captação de eventos, através do projeto Seja um Anfitrião;
– Mais de 70 workshops realizados;
– Nove pesquisas realizadas com histórico de dados sobre o perfil do turista de eventos que vem a Pernambuco.