Experiência de Marca

RBS TV inaugura estação meteorológica em escola

A ação faz parte do projeto "Meteorologia na Escola", que busca aproximar do cotidiano dos alunos o estudo dos fenômenos meteorológicos, e tem o apoio do IFSC e do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires.

Graças a uma parceria entre RBS TV, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires (CPMFNP), de Florianópolis, os alunos da escola têm agora uma oportunidade de aprofundar o aprendizado de ciências com atividades práticas.

Foi inaugurada uma estação meteorológica com instrumentos que serão utilizados pelos estudantes para acompanhamento das condições do tempo. A ação faz parte do projeto “Meteorologia na Escola”, que busca aproximar do cotidiano dos alunos o estudo dos fenômenos meteorológicos.

Acompanharam a inauguração, na manhã de 2 de junho, a editora-chefe do Bom Dia Santa Catarina Adriana Krauss e o meteorologista Leandro Puchalski, que apresenta as informações do tempo nos telejornais da RBS TV, juntamente com o professor Mário Quadro, do curso técnico em meteorologia do IFSC, e o Tentente-Coronel Neves, diretor do CPMFNP.

Foto: Divulgação/CPMFNP.
 Inauguração da estação meteorológica.
Inauguração da estação meteorológica.

Os comunicadores explicaram o projeto a uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental e duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio, séries que abrangem o público-alvo do projeto nesta fase.

Cerca de 150 estudantes aprenderam a usar os instrumentos da estação meteorológica para coletar dados de temperatura máxima e mínima do dia, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica e quantidade de chuva.

Esta coleta fará parte da rotina de estudos a partir de agora e será acompanhada pela técnica em meteorologia Bianca Souza, da RBS TV, e duas bolsistas do IFSC, que também auxiliarão nas demais demandas do projeto.

As atividades do Meteorologia na Escola se iniciaram em março e há ações previstas até setembro. Os alunos assistirão a palestras com conteúdos relacionados ao tempo e ao clima e participarão de oficinas práticas para elucidar os temas trabalhados, com foco no cenário catarinense.