Experiência de Marca

Rally Dakar aposta em marcas licenciadas no Brasil

Entre os produtos, há uma variedade deles, que vão desde vestuário (masculino e feminino) até carros.

O Rally Dakar vem apostando nos produtos licenciados como forma de divulgar a competição, e, além disso, segundo Álvaro Bruch Júnior, representante oficial Dakar Licensees Brasil, é também uma iniciativa que contribui para que a competição se estabeleça bem no mercado brasileiro.

Atualmente, com 12 licenças, o Brasil é o País com maior número de licenciados no mundo. Em quatro anos de trabalho da marca no território nacional, a média de licenciamentos é superior a três  por ano. Há outras quatro em negociações e a expectativa é de fechar 2012 com 15 licenças.

Entre os produtos, há uma variedade deles, que vão desde vestuário (masculino e feminino) até carros. Atualmente, nomes fortes, cada um em seu segmento, fazem parte das marcas que representam o Dakar.

Entre elas: Mitsubishi Motors, com a Pajero Dakar; a Swell Têxtil, com peças de vestuário e acessórios; a Domenicca, que trabalha com chinelos unissex; a Starplast/ Bieffe, atuante no segmento de capacetes para motociclistas; a representante de calçados como botas, sapatênis e sapatos em couro é a Flow Up Calçados; a Maxine trabalha com capas para step, capas para bancos de carro e conjunto impermeável para motoqueiros. Tem ainda a Tilibra, com cadernos universitários; a Nautika que faz mochilas; a HB com óculos e uma licença recém-fechada é a ASW – produtos técnicos para motocross.

Essa variedade em produtos contribui para que o Dakar alcance seus objetivos. “Nossa pretensão é nos estabelecermos no mercado atuando numa linha life style, mais direcionada para um público de estilo casual, porém sem abrir mão da qualidade e do bom gosto. Queremos atingir todas as classes, e colocar esse espírito de aventura à disposição dos fãs de off road”, analisa Álvaro.

Sobre os investimentos, Álvaro diz que o Dakar está apostando em diversas ações e que os próprios licenciados também fazem suas investidas.

“O Dakar é o maior rally do mundo. Falando em evento, o investimento é voltado mais ao cliente, que são os pilotos participantes. Nos locais onde o Dakar passa (Argentina, Chile e Peru) há uma grande divulgação na mídia. E quando falamos em produtos licenciados aqui no Brasil, que é o maior País com número de licenças no mundo, fizemos ações pontuais de divulgação, com participações em feiras anuais como Adventure Sports Fair, Salão 2 Rodas, além de marcamos presença em outros eventos que os próprios licenciados participam e comunicam em canais de mídias sociais e imprensa”, considera.