Imagine ir a uma concessionária e personalizar o seu veículo no local, visualizando o resultado instantaneamente. Ou talvez passear pelo shopping para comprar algumas roupas novas sem ter que entrar na fila para o provador. O que há pouco tempo era algo “do futuro” já está sendo utilizado por grandes varejistas mundo afora.
A Topshop, em Moscou, por exemplo, já adotou a tecnologia de RA permitindo provar as roupas sem precisar experimentá-las fisicamente. O novo provador é totalmente virtual.
A tecnologia de Realidade Aumentada (AR ou RA, no Brasil) surgiu no começo de 1990. Foi considerada uma extensão da Realidade Virtual (RV), um conceito em que um indivíduo está imerso em uma realidade alternativa que é separada da realidade física. Ao contrário de Realidade Virtual, Realidade Aumentada é uma exibição ao vivo do meio ambiente do mundo real atual, cujos elementos são aumentados por meio de um aplicativo.
Os provadores digitais usam Microsoft Kinect como sensores de movimento e uma câmera para criar o espelho diante dos consumidores. E isso tudo é apenas o começo… Imagine o que ainda vem po aí reunindo todas essas posibilidades!