Ser empreendedor é estar o tempo todo descobrindo maneiras de se desenvolver, seja criando o que ainda não existe, seja melhorando as condições já existentes. Atitude é comportamento, modo de proceder ou de agir. Para ser bem-sucedido nos negócios, o empreendedor terá de cultivar algumas qualidades e atitudes que são indispensáveis:
Buscar Oportunidades – O conhecimento é o ponto de partida em qualquer negócio. Conhecendo o mercado, fica mais fácil observar onde estão as oportunidades. Quanto maior o conhecimento da realidade e quanto maior o entendimento da área em que se pretende atuar, menores serão os riscos.
Ter Iniciativa – Sair da zona de conforto. Ser disposto a agir.
Ter Metas – Saber o que quer. Ter objetivos claros e bem definidos. Sem metas, perde-se o foco, pois “quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Toda meta deve ser desafiante. Estabelecer metas é muito importante, pois especifica o que se quer e as condições para isso: tempo (quando), o quanto e aonde se quer chegar.
Ser Persistente – É insistir nos planos, procurar soluções alternativas e buscar resolver todos os problemas. Ser persistente não é ser teimoso, é enfrentar as dificuldades. Pode não ser fácil, mas é uma atitude fundamental para se alcançar o sucesso.
Ser Organizado – Ser disciplinado e respeitar processos. Ter um lugar para cada coisa e ter cada coisa em seu devido lugar. Sendo organizado ganha-se tempo – “time is money”. Também passa-se uma boa imagem para o mercado e imagem é tudo em marketing, pois é por meio dela que se forma uma marca.
Estabelecer e Cultivar Relacionamento – Buscar novos e cultivar antigos contatos que possam ser uteis à empresa. Donos de negócio precisam saber se relacionar com pessoas, tratá-las bem, ser atenciosos. Pessoas são as mais preciosas fontes de informações e soluções.
Ser Persuasivo – persuasão é a capacidade de influenciar pessoas. Um empresário tem de desenvolver a capacidade de fazer as pessoas perceberem o que ganham colaborando com as suas sugestões.
Planejar e Monitorar Sistematicamente os Resultados – planejar as metas e acompanhar os resultados e, se necessário, corrigir o curso das ações para atingir os objetivos.
Melhorar Sempre a Qualidade e a Eficiência – A exigência de qualidade e eficiência é sempre um diferencial em qualquer negócio. Quando se oferece a qualidade e eficiência que os clientes esperam, se desenvolve uma relação de confiança. É seu hábito pesquisar maneiras para melhorar a qualidade e tornar seus produtos e serviços mais eficientes?
É preciso surpreender e melhorar sempre, para superar as expectativas e se destacar em relação à concorrência. Mesmo pequenas mudanças são passos significativos em direção ao sucesso. Desejo que você seja muito bem-sucedido no desenvolvimento dessas características empreendedoras.