Apesar de muitas tendências estarem ligadas ao novo, sempre vale a pena lembrar que o sucesso nos negócios, no final das contas, tem mais a ver com estar alinhado com a cultura dos consumidores do que com simplesmente conhecer “novas” técnicas e tecnologias.
Ao passo que 2011 presenciou os níveis de rejeição dos consumidores à maneira como muitas empresas se aproveitaram deles de maneira absolutamente imoral (se não criminal mesmo), notícias de empresas que fizeram coisas boas (Patagonia! Ben & Jerry’s!) servem para lembrar aos consumidores que personalidade e lucro podem ser compatíveis.
Imagem cedida por Russ Frushtick
Aliás, em 2012, os consumidores não vão esperar que as marcas não apresentem falhas; vão até receber bem as marcas que são FLAWSOME*, quer dizer, que apresentam algumas falhas, e que são, de maneira geral (ou pelo menos um pouco) humanas.
Marcas que são honestas a respeito de suas falhas, que demonstram empatia, generosidade, humildade, flexibilidade, maturidade, humor e, se nos permite dizer, algum caráter e qualidades humanas.
Bom, existe um número infinito de estratégias fortes e novas que você pode usar para ressaltar seu lado FLAWSOME, e é por isso que vamos dedicar um Trend Briefing inteiro a FLAWSOME e HUMAN BRANDS (MARCAS HUMANAS) em março de 2012. Por enquanto, apenas um belo exemplo de FLAWSOME:
- Em julho de 2011, a Domino’s, rede de fast-food dos EUA, lançou uma campanha promocional de um mês em Nova York. Em um enorme espaço de outdoor em Times Square, a marca transmitiu ao vivo opiniões de consumidores (boas e ruins) enviadas por meio do Twitter para o painel digital.
* Sim, é possível que tenhamos cunhado nosso pior nome de tendência da história. Apesar deTRYVERTISING chegar bem perto 😉
Publicado originalmente no relatório Trendwatching.com como parte das dúzias de tendências às quais as empresas devem ficar atentas em 2012.