As companhias aéreas e o Twitter têm tudo para dar errado, que o diga a australiana Qantas. Um voo está dependente de tantas variáveis que cancelamentos, atrasos ou voos perdidos acontecem facilmente, e os mídia sociais são ferramentas democráticas de impacto imediato e, claro, todo o mundo está permanentemente on-line por intermédio dos smartphones.
A Qantas lançou uma competição no Twitter que convidava as pessoas a sugerirem uma experiência de luxo a bordo usando a hashtag #QantasLuxury, mas isso aconteceu no início de um problema internacional relacionado com greves que obrigaria toda a frota a ficar no chão.
Os passageiros irados aproveitaram o bem-intencionado concurso para se queixarem on-line usando uma hashtag de alta visibilidade providenciada pela própria companhia e o concurso se tornou um desfile de sarcasmo.
A Qantas teve mau timing numa campanha de marketing promocional usando os mídia sociais e todas as companhias aéreas deviam tirar uma lição desse caso em que o Twitter virou contra o tuiteiro.
Veja abaixo um vídeo criado para parodiar a situação: