Experiência de Marca

Quando a pornografia vira tendência de pesquisa

Time de sociólogos, cientistas políticos e estatísticos desenvolveu uma aplicação capaz de <em>trackear</em> tendências de busca relacionadas com sexo na internet.

Se sexo ainda é tabu para a sociedade, para o marketing ele pode ser estratégico. Seja para ativar marcas em ações de marketing promocional ou, literalmente, para promover produtos, ideias e sites a ele relacionados.

Como cada vez mais as cortinas em torno do tema estão caindo e a verdade vindo à tona – todo mundo buscou, busca ou vai buscar informações relacionadas com sexo na internet – um time de sociólogos, cientistas políticos e estatísticos desenvolveu a aplicação Sexualitics.

O grupo interdisciplinar conseguiu quantificar a análise sobre pornografia on-line, em um universo de pesquisa composto por mais de 800 mil vídeos do site pornô Xhamster. Os vídeos foram analisados entre 2007 e 2013, permitindo que eles identificassem as palavras-chave e tendências de busca no período.

Usando os parâmetros criados, uma ferramenta interativa permite buscar e comparar termos usados em títulos de vários vídeos pornôs. O nome do gráfico? Porngram. Com ele é possível veriricar palavras-chave ao longo de tempo e a percentagem de buscas com base nas informações recolhidas.

Quem quiser pode testar o Pornograma aqui (em inglês). Apenas para ilustrar, no gráfico acima fizemos uma busca bem convencional, usando as palavras amor e sexo. Embora com muito menos menções, a palavra amor cresceu em volume de buscas, enquanto sexo teve uma leve queda, entre 2010 e 2012.

Em 1987 Walter Kendrick, em seu livro The Secret Museum, explorou as inúmeras formas como a tecnologia estaria transformando a pornografia. As inovações como o crescimento de filmadoras portáteis e a adoção em massa do videocassete na altura mudaram completamente a forma como as pessoas se relacionavam com o sexo enquanto produto da mídia.

Agora, com a internet, a evolução não apenas continuou como acelerou, expandindo e democratizando a pornografia para formas que nem o Marquês de Sade seria capaz de imaginar… Se o resultado pode ser um indicativo da realidade, é difícil dizer. Mas que a app inaugura um campo de pesquisa importante e que merece ser seguido para melhorar o resultado de campanhas de marketing e quebrar de vez os tabús, não há qualquer dúvidas.