Experiência de Marca

Qual será a sequencia da reciclagem neste novo ano?

Enquanto passam por momentos de recessão, os interesses econômicos costumam se sobrepor às causas ecológicas, deixando a busca por um estilo de vida mais sustentável como assunto para o futuro.

Enquanto passam por momentos de recessão, os interesses econômicos costumam se sobrepor às causas ecológicas, deixando a busca por um estilo de vida mais sustentável como assunto para o futuro.

Nós escolhemos uma tendência “verde” (entre muitas) para esta lista de 2012: o fenômeno das marcas que ajudam os consumidores a reciclar ao recolher peças antigas dos compradores para então fazer algo de fato construtivo com elas.

Um recentem briefing de tendências da Trendwatching apresentou o conceito de RECOMMERCE (RECOMÉRCIO): os consumidores estão cada vez mais cientes do valor financeiro de suas compras passadas, mas não só: conhecem também o valor material e ecológico das “coisas”. Insira [aqui] o seu próprio ângulo eco-generoso.

Essa reciclagem turbinada e abrangente foi apelidada pelo Trendwatching de “ECO-CYCOLOGY”. Às vezes estimulados por novas legislações*, outras vezes por marcas que têm uma luz (sim, isto acontece), estes programas não deixam nenhuma desculpa para os consumidores não reciclarem em 2012.

* A mentalidade da ECO-CYCOLOGY é mais do que apenas um fenômeno conduzido pelas marcas; ao perceber sua importância, diversas cidades ou estados dos EUA (San Diego, Seattle e San Francisco, para citar algumas) estabeleceram suas próprias lei de reciclagem obrigatória. Da mesma maneira, o Parlamento Europeu votou em legislação mais rígida sobre o descarte de lixo eletrônico, exigindo que cada país recolha quatro quilos de e-lixo por cidadão até 2012 e que processe 85% de todos os dejetos eletrônicos até 2016.
Exemplos:

  • Como parte da Iniciativa Common Threads (Fios Comuns) da marca de roupa para atividades ao ar livre Patagônia, dos EUA, qualquer peça comprada da marca que tenha chegado ao fim de sua “vida útil” poder ser devolvida para que seja reciclada e transformada em novas fibras ou tecidos. A empresa afirma ter recuperado até agora 45 toneladas de roupas para reciclagem, e de ter transformado 34 toneladas em roupas novas.
  • O esquema Reuse-A-Shoe (Re-use-o-Sapato) da Nike coleta e recicla tênis gastos da marca, assim como restos do processo da produção dos calçados. O sapato velho é fatiado, separado e moído em um material chamado Nike Grind, que é então usado para criar superfícies atléticas e de playgrounds, assim como diversos produtos da marca.
  • A marca francesa de cosméticos Garnier estabeleceu parceria com a instituição beneficente ambiental dos EUA Terracycle em abril de 2011 para organizar o programa Personal Care & Beauty Brigade (Brigada da Beleza e dos Cuidados Pessoais). A brigada se ofereceu para recolher e reciclar de graça todos os produtos relacionados a cuidados pessoais e a beleza entre cidades norte-americanas, onde os participantes podiam reciclar embalagens de cosméticos (e receber em troca pontos ou dinheiro). As embalagens descartadas são então usadas para produzir equipamento de playground por todos os EUA. Sacolas cheias também podiam ser enviadas de graça pela UPS, com todo o custo pago pela Garnier.
  • A Dell tem o Dell Reconnect em parceria com a Goodwill Industries. O esquema permite que os usuários levem seus equipamentos elétricos de qualquer marca para uma das mais de 2.200 locações participantes da Goodwill nos EUA ou no Canadá, onde então são reparados ou reciclados.

Publicado originalmente no relatório Trendwatching.com como parte das dúzias de tendências às quais as empresas deve ficar atentas em 2012!