Experiência de Marca

Público e O Globo realizam o Vinhos de Portugal no Rio 2015

O evento, organizado pelos jornais Público e O Globo em parceria com a ViniPortugal, pretende levar à cidade pelo menos meia centena de produtores portugueses.

Entre 22 e 24 de maio, o Rio de Janeiro vai transformar-se na Capital do vinho português. Pelo segundo ano consecutivo, Vinhos de Portugal no Rio, organizado pelos  jornais Público e O Globo em parceria com a ViniPortugal, pretende levar à cidade pelo menos meia centena de produtores portugueses. A edição de 2015 acontece no Jockey Club Brasileiro, na Gávea.

A mudança deve-se ao sucesso da primeira edição, resultado de uma parceria inédita entre dois veículos de comunicação de dois países. Em maio de 2014, mais de quatro mil pessoas lotaram, durante três dias, o Palácio São Clemente, a residência oficial do Cônsul de Portugal no Rio de Janeiro, para degustar vinhos de mais de 400 rótulos e de 62 produtores portugueses.

vinhos de portugal

“A parceria com o jornal Público possibilitou um evento único criado a partir da constatação de que o carioca cada vez mais consome e se interessa por vinho, o que levou o evento a entrar para o calendário oficial da cidade.”, declara Fernanda Araújo, gerente de marketing de O Globo.

No Brasil, O Globo é um dos jornais mais conceituados e com experiência em grandes eventos que mobilizam o Rio de Janeiro.

Novidades

Além do mercado de vinhos, durante o encontro haverá cursos e degustações da bebida conduzidas pelos críticos dos dois jornais. O evento – que no ano passado foi considerado o melhor do ano pela Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro – pretende aumentar a visibilidade e o consumo dos vinhos portugueses na Cidade Maravilhosa.

Assim como em 2014, os produtores e consumidores vão contar com a tecnologia do “copo inteligente”. Ele permite que o visitante receba por e-mail as informações dos vinhos que provar, o preço e onde os poderá comprar.

O “copo inteligente” é uma tecnologia desenvolvida pela empresa portuguesa Adegga.com e ganhou o prêmio de inovação do Wine Business Innovation Summit, em Munique, Alemanha, no ano passado.

Este ano, haverá ainda um suplemento especial sobre vinhos portugueses, coordenado pelo jornalista do Público, Manuel Carvalho, com uma tiragem de 210 mil exemplares, que será publicado n’O Globo, na véspera do evento.

A parceria entre os jornais faz parte da estratégia de expansão do veículo português para o Brasil. O ano passado, o Público estabeleceu várias parcerias com instituições e órgãos de comunicação social brasileiros.