Experiência de Marca

Preview Pirelli Grande Prêmio de Cingapura

Marina Bay, Cingapura, de 15 a 18 de setembro de 2016

Na única corrida genuinamente noturna do calendário, disputada nas deslumbrantes ruas de Cingapura, o pneu Pirelli P Zero Roxo ultramacio retorna pela primeira vez desde o GP da Áustria, ao lado do supermacio e do macio.

 Os três pneus mais macios da gama P Zero foram selecionados para atender às demandas singulares do circuito de rua de Marina Bay

Trata-se de uma longa volta, com temperaturas de pista flutuantes e uma corrida fisicamente exigente tanto para os pilotos como para os carros. 

As barreiras de proteção ficam muito próximas à lateral da pista. Dessa forma, nenhum erro fica impune durante essa maratona de duas horas, que acontece com muita umidade.
 

O circuito do ponto de vista do pneu

•      Cingapura tem o maior número de curvas (23) entre todos os circuitos da temporada, mas conta com a segunda volta mais lenta, perdendo apenas para Mônaco. Isso gera muitas demandas para os pneus em termos de manobras em curvas, frenagens e tração.

•      A superfície é tipicamente irregular, com itens de mobiliário urbano como linhas pintadas e bueiros.

•      Como a corrida é disputada durante a noite, a temperatura da pista não evolui como usualmente acontece em grandes prêmios diurnos.

•      No entanto, a temperatura ambiente permanece alta, o que significa que os pilotos devem administrar a degradação.

•      Uma corrida longa, com alta probabilidade de entrada do safety car abre muitas oportunidades de estratégias de pneus.

•      A baixa pressão aerodinâmica faz com que toda a aderência mecânica venha dos pneus.  O esquerdo traseiro é o mais exigido.

•      O tempo de pit stop é longo devido ao limite de velocidade mais baixo e ao longo pit lane, um fator crucial a ser levado em consideração.

Os três Compostos Indicados

•      Amarelo macio: a opção mais dura do fim de semana, capaz de fazer longos stints em Marina Bay.

•      Vermelho supermacio: um composto versátil, que provou ser um elemento crucial na corrida do ano passado.

•      Roxo ultramacio: desenvolvido para oferecer uma considerável vantagem, deve ser usado no treino classificatório.

Como foi no ano passado

Sebastian Vettel, da Ferrari, venceu com uma estratégia de dois pit stops, começando com o supermacio, mudando novamente para supermacio na volta 13 e então para o macio na volta 37. Houve duas entradas de safety car.

Melhor estratégia alternativa: Max Verstappen, então com a Toro Rosso, fez uma estratégia alternativa de duas paradas (supermacio-macio-supermacio), terminando em oitavo após ter tido problemas na largada.