Muitas empresas espanholas fizeram promocões incríveis condicionadas à performance do time nacional na Copa do Mundo – algumas vinculadas até mesmo à sua vitória no campeonato. O time de futebol fez o dever de casa e, agora, é hora das marcas cumprirem com o prometido aos consumidores.
O Banco Banesto, que lançou o “Depósito Seleção”, vai oferecer aos seus clientes uma rentabilidade de 4%, bônus de 1% em relação aos já praticados 3%. Esta “forcinha” para estimular os torcedores a vibrar, durante a Copa do Mundo, pelo time campeão custará ao Banesto cerca de 15 milhões de euros.
A Toshiba prometeu reembolsar o valor de televisores e notebooks aos consumidores que comprassem antes do dia 10/06. E a loja de computadores PC City garantiu dez euros por cada gol que a seleção espanhola marcasse a quem comprasse uma televisão de 32 polegadas.
Já a marca Carrefour distribuiu dez mil vale-compras de 100 euros cada. Os detentores de tal regalo poderiam gastá-los como quisessem, caso a Espanha ganhasse o Mundial. A promoção intitulada “Locos pelo Futebol” se transformará num investimento de um milhão de euros para o Carrefour. Para além destes vales em compras, a rede de supermercados já havia realizado durante a Copa outras promoções, totalizando descontos adicionais no valor de 3,4 milhões de euros em produtos.
Outra loja de hardware, a Media Markt, oferecia no início da Copa 25% de desconto em produtos caso o time espanhol chegasse às quartas de final. Vendo o bom desempenho, ampliou a promoção e prometeu devolver o preço total de alguns dos seus produtos se a Espanha ganhasse a Copa Fifa. Esta empresa, porém, se precaviu: colocou em letras pequenas “se a Espanha ganhar todos os jogos”, o que torna a promoção inválida visto a perda de um jogo contra a Suíça.