O jornal britânico The Daily Telegraph trouxe à tona ontem uma questão polêmica envolvendo a rede de joalheria Tiffany’s e Coca-Cola. De acordo com o diário, uma promoção do suco Appletieser daria dezenas de jantares para dois na loja Tiffany da 5ª Avenida, matriz da rede de joias em Nova York, além de um cartão com 1 mil libras (R$ 2.913,69) para realizar compras na loja.
A questão é que a promoção não poderá ser concretizada, pois não foi feito um acordo formal entre as duas empresas. Ela está estampada nas latas da bebida e em algumas garrafas, que possuem no rótulo um vestido em alusão ao vestido preto utilizado por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo, filme de 1961 gravado na 5º avenida.
A Tiffany’s teria exigido que a Coca-Cola retirasse a promoção, destruísse todos os detalhes do rótulo dos produtos e pagasse os custos legais por utilizar o nome da marca sem autorização. A joalheria também processou quatro grandes supermercados do Reino Unido por lotar as prateleiras com a bebida.
Um porta-voz da Tiffany, entrevistado pelo jornal, porém não identificado, foi taxativo: “Não existe jantar na Tiffany’s. Não existe experiência de personal shopping. Estas coisas são organizadas única e exclusivamente por convite da própria Tiffany’s. O problema que temos aqui é o fato da Coca-Cola ter lançado uma promoção usando a nossa marca sem a nossa autorização.”
E nem a própria Coca-Cola conseguiu explicar como a ação gerou tantos problemas. “Estamos chocados com o comportamento da Tiffany’s com relação à promoção do Appletiser. Agimos de boa fé e ela está completamente dentro da lei. Vamos defender nossos direitos e garantir que a promoção chegue até o fim”, afirmou outro porta-voz, da Coca-Cola, ouvido pelo jornal.
Em outubro o executivo da área de Franchise Enterprise da empresa Bruce Scott chamou a ação de “oportunidade de vida”: “Estamos muito empolgados com esta promoção e sentimos que ela vai repercutir no coração do nosso target”. Mas, de acordo com a Tiffany’s nunca houve contato prévio e acordo para a realização das atividades.