Experiência de Marca

Promoção leva Tiffany's e Coca-Cola à justiça

Uma promoção do suco Appletieser daria dezenas de jantares para dois na loja Tiffany da 5ª Avenida, matriz da rede de joias em Nova York, além de um cartão com 1 mil libras (R$ 2.913,69) para realizar compras na loja. A questão é que a promoção não poderá ser concretizada, pois não foi feito um acordo formal entre as duas empresas.

O jornal britânico The Daily Telegraph trouxe à tona ontem uma questão polêmica envolvendo a rede de joalheria Tiffany’s e Coca-Cola. De acordo com o diário, uma promoção do suco Appletieser daria dezenas de jantares para dois na loja Tiffany da 5ª Avenida, matriz da rede de joias em Nova York, além de um cartão com 1 mil libras (R$ 2.913,69) para realizar compras na loja.

A questão é que a promoção não poderá ser concretizada, pois não foi feito um acordo formal entre as duas empresas. Ela está estampada nas latas da bebida e em algumas garrafas, que possuem no rótulo um vestido em alusão ao vestido preto utilizado por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo, filme de 1961 gravado na 5º avenida.

A Tiffany’s teria exigido que a Coca-Cola retirasse a promoção, destruísse todos os detalhes do rótulo dos produtos e pagasse os custos legais por utilizar o nome da marca sem autorização. A joalheria também processou quatro grandes supermercados do Reino Unido por lotar as prateleiras com a bebida.

Um porta-voz da Tiffany, entrevistado pelo jornal, porém não identificado, foi taxativo: “Não existe jantar na Tiffany’s. Não existe experiência de personal shopping. Estas coisas são organizadas única e exclusivamente por convite da própria Tiffany’s. O problema que temos aqui é o fato da Coca-Cola ter lançado uma promoção usando a nossa marca sem a nossa autorização.”

E nem a própria Coca-Cola conseguiu explicar como a ação gerou tantos problemas. “Estamos chocados com o comportamento da Tiffany’s com relação à promoção do Appletiser. Agimos de boa fé e ela está completamente dentro da lei. Vamos defender nossos direitos e garantir que a promoção chegue até o fim”, afirmou outro porta-voz, da Coca-Cola, ouvido pelo jornal.

Em outubro o executivo da área de Franchise Enterprise da empresa Bruce Scott chamou a ação de “oportunidade de vida”: “Estamos muito empolgados com esta promoção e sentimos que ela vai repercutir no coração do nosso target”. Mas, de acordo com a Tiffany’s nunca houve contato prévio e acordo para a realização das atividades.