Uma ação de marketing promocional anunciada por uma churrascaria situada no Stella Maris gerou discussão entre internautas de Maceió (AL).
No cartaz de divulgação da promoção, o estabelecimento especifica que só será agraciado com o valor promocional dupla formada por um homem e uma mulher.
A expressão “casal” foi substituída por “dupla” depois que casais gays que frequentam o restaurante passaram a exigir que na comanda fosse cobrado o valor da promoção. Na época, um dos restaurantes chegou a exigir de alguns clientes a comprovação de união estável. O desconforto virou queixa no Procon que notificou as churrascarias.
Segundo o superintendente do Procon em Alagoas, Rodrigo Cunha, a expressão “casal” implicaria que a ação promocional se estendesse para casais gays e heteros. Em virtude da notificação, alguns estabelecimentos comerciais alteraram a expressão para “dupla”, mas continuam validando a promoção somente para “pares de sexo diferente”.
O assunto caiu na rede e virou tema de discussão nas mídias sociais. Parte dos internautas defende a postura do estabelecimento e entende que as regras para promoção devem ser definidas pelo “criador” da ideia, ficando a cargo do restaurante definir o público que será agraciado. Os internautas dizem ainda que a palavra “casal” na língua portuguesa só se aplica a homem e mulher.
No dicionário de língua portuguesa existe mais de uma acepção para a palavra casal, entre elas: Par formado por macho e fêmea; Par formado pelos cônjuges; Conjunto de duas pessoas que têm uma relação sentimental ou sexual; Conjunto formado por duas coisas iguais ou semelhantes = Par.
Já o termo “dupla” é definido, entre outras acepções como: Qualquer conjunto de duas coisas, entidades ou objetos do mesmo tipo. Que consta de duas coisas análogas e que tem duas características.
Ainda segundo Cunha, usado o termo “dupla” e definido que deve ser um homem e uma mulher a promoção se estende, por exemplo, para uma mãe que vai acompanhada do filho, ou uma filha acompanhado do pai, não implicando em casais de nenhuma natureza. Fica valendo para homem e mulher conforme especificado no cartaz.