Ao decidir desenvolver este espaço, me propus a divulgar todas as boas práticas das grandes corporações assim como as iniciativas dos empresários do nosso mercado brasileiro de marketing promocional.
E esta proposta da Sob Medida Comunicação e Sustentabilidade ilustra perfeitamente este objetivo. A Flavia Goldenberg e sua equipe já vem investindo há muitos anos no conhecimento e desenvolvimento da sustentabilidade aplicada à sua área de atuação. E neste ano está lançando o “Sistema de Gestão de Sustentabilidade em Comunicação”.
Trata-se de um novo sistema proprietário da Sob Medida, que pretende gerir e nortear as decisões de cada projeto sob o olhar da sustentabilidade, desde o processo de criação e planejamento da ação de comunicação, passando pela escolha e desenvolvimento de sua cadeia de fornecimento, chegando até à execução final.
O foco das atenções do mercado está voltado para a sustentabilidade em eventos especificamente, mas a metodologia foi concebida para atender a todos os tipos de campanha, ações na web, campanhas de endomarketing ou de relacionamento, ações promocionais no ponto de venda, concursos, entre outras ações de comunicação.
Para conceituar esse sistema de gestão, a Sob Medida utilizou todo o seu know how na área de comunicação aliado a seu conhecimento em sustentabilidade para criar mais de 150 indicadores que balizam todas as decisões de projeto e, mais que isso, proporcionam a mensuração e avaliação da evolução dos aspectos mais críticos relacionados ao impacto da atividade de cada job, do ponto de vista ambiental, social e econômico.
O resultado deste trabalho agrega valores e dados para composição de relatórios de sustentabilidade, possibilitando, também, a aquisição de selos de sustentabilidade para o projeto, se assim o cliente desejar.
Esse serviço foi incorporado aos processos de gestão de jobs da agência sem custo adicional para o cliente. Independente de solicitação, o cliente receberá um projeto cuidado dentro dos limites de tomada de decisão que a metodologia permite, sem impactar seu budget. Por outro lado, se o cliente optar pelo engajamento no processo, a metodologia proporcionará qualidade mais significativa da performance de sustentabilidade do projeto. As metas de sustentabilidade neste caso serão definidas pelo cliente e perseguidas ao longo do processo evolutivo dos jobs.
A Sob Medida tomou a decisão de não cobrar mais por esse serviço, porque seu objetivo é cumprir seu papel na sustentabilidade, independentemente de haver mais budget e interesse do cliente nesse tema. Já no âmbito dos fornecedores de serviços e de insumos, os investimentos em tecnologias mais limpas passam pela necessária amortização e, por vezes, demandam investimentos maiores, pelo menos até que a demanda aumente e consiga equilibrar novamente esses custos, o que confere inteligência ao projeto, que merece destaque e atenção..
Quem acompanha e analisa as práticas neste ainda novo segmento sabe que não é possível garantir sustentabilidade plena em nenhuma dimensão. No entanto, é possível estar em busca da sustentabilidade de forma contínua e investir esforços para melhorar todos os processos possíveis. Para tornar essa busca real e factível, a metodologia se propõe a avaliar cada projeto, mensurando seus resultados, de forma que seja possível conferir sua performance e estabelecer metas de evolução alinhadas com a realidade e as expectativas de cada cliente.
Este sistema da Sob Medida foi desenvolvido a partir do aprofundamento do tema sustentabilidade e sua aplicabilidade às práticas da comunicação. Tal estudo foi realizado com a participação de vários grupos de trabalho, que, com base no estudo de temas específicos, fizeram sua releitura e transposição para a prática das ações de comunicação.
Foram desenvolvidos mais 150 indicadores que norteiam diariamente as práticas de comunicação realizadas pela agência. Os indicadores abrangem critérios de avaliação da sustentabilidade relacionados aos principais temas de atenção: Eficiência Energética, Uso de Água & Tratamento de Efluentes, Materiais de Reuso e Reciclados, Regionalidade dos Recursos, Salubridade, Acessibilidade, Inventário e Compensação das Emissões de Gases do Efeito Estufa, Responsabilidade Socioambiental da Ação e da Cadeia de Fornecedores, Conscientização de todos os públicos e Inovação em Sustentabilidade.
Para saber mais sobre o sistema para sua próxima ação de marketing promocional. Escreva para a [email protected]