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Como ser um profissional orientado a dados

Ser data-driven vai muito além de analisar dados; especialista dá dicas de como se desenvolver

NFT CryptoArt display in art gallery with people using smart phones and digital tablets. Entrirely 3D generated image. Image on the walls is my own and it’s a 3D generated images as well.
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Desenvolvimento de soft e hard skills – habilidades comportamentais e técnicas de um profissional – são termos bastante discutidos ultimamente. Em alta, essas novas competências são imprescindíveis, principalmente para quem quer trabalhar direta, ou indiretamente, com tecnologia. 

Por isso, esse processo de aprendizado é constante e a escola de tecnologia ITuring, apresenta exemplos reais para auxiliar na caminhada de quem trabalha na área. Para isso, o especialista Thiago Valinho, Head de Produto do ITuring explica mais sobre três habilidades que considera fundamentais:
 

1- Pensamento analítico

Essa é, com certeza, uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho, seja em empresas tradicionais ou startups. Pensamento analítico é conseguir lidar com informações coletadas, detectando padrões que levem a soluções e respostas para problemas. Com o desenvolvimento desta habilidade, vem a necessidade de analisar dados para conseguir tomar decisões de forma fundamentada. E é importante dizer que saber analisar dados não é uma capacidade que cabe apenas aos especialistas de dados, mas é algo que profissionais de qualquer área ou segmento precisam saber para tornarem-se um profissional orientado a dados.

 

2- Comunicação

A capacidade de expor insights e comunicar com eficiência as ideias que surgem a partir das análises de dados também faz com que profissionais consigam se destacar. Saber comunicar de forma clara e conseguir influenciar comportamentos é uma habilidade importante para todas as pessoas que fazem a gestão de times, que atuam em squads multidisciplinares e que são responsáveis por comunicar reports e decisões importantes aos stakeholders.

E mais do que saber falar bem, há técnicas de storytelling com dados que ajudam os profissionais orientados a dados a organizarem as apresentações para que tragam bons resultados.
 

3- Entendimento do negócio

Para que seja possível tirar insights de um dado, não basta simplesmente começar a analisar uma série de ocorrências sem estruturação, pois essa estratégia pode não dar resultados ou mesmo atrasá-los. “Quando falamos em habilidades com dados, muitos pensam em analisar o dado, mas para você conseguir fazer isso, precisa ter um conhecimento profundo do negócio e ser capaz de estruturar o problema de forma robusta“, completa Thiago, Head de Produto do ITuring.

Os dados precisam ceder informações de alguma maneira, de preferência aproximando a empresa do seu objetivo, por isso é fundamental entender do negócio, do modelo e estágio no qual ele está naquele momento de análise para depois disso, começar a de fato, fazer análises.

Para profissionais que querem seguir nessa área, o ITuring disponibiliza o curso Análise de Dados para Negócios que oferece desconto de 20% para a pré-venda da turma que se inicia em 07 de março. O nanodegree forma profissionais de negócios orientado a dados, contemplando todas essas habilidades, indo além do soft skill, o que inclui a capacitação aplicada de estatística e o básico de SQL de forma simples e com muita prática.