Experiência de Marca

Procura por cupons de desconto na internet cresce 250%

Segundo o Ibope, a procura por cupons aumentou em 4,5% no último mês, obtendo participação de 39,8% no alcance total de internautas durante o mês de outubro.

Um dos principais setores do comércio eletrônico brasileiro, a venda de cupons de desconto apresentou crescimento de 250% entre outubro de 2010 e 2011. De acordo com pesquisa do Ibope divulgada na última semana, a participação atual deste mercado compreende em 18,5 milhões de usuários únicos, que têm o costume de adquirir vouchers de produtos com valor reduzido.

No levantamento feito durante o mesmo período, no ano anterior, a marca totalizava 7,4 milhões de pessoas deste setor. Segundo o Instituto, a procura por cupons aumentou em 4,5% no último mês, obtendo participação de 39,8% no alcance total de internautas durante o mês de outubro.

Para Felipe Lachowski, diretor do Reurbano, empresa que fomenta a solidificação do mercado secundário de compras coletivas no Brasil, o percentual de crescimento condiz com o cenário que o setor vive atualmente. “Em 2010, a venda de cupons de desconto era incipiente no mercado brasileiro, encontrando barreiras junto aos empresários e comerciantes, que não viam um modelo de negócios lucrativo”, aponta o executivo.

Com a criação do Peixe Urbano, e a chegada do Groupon ao País, segundo o diretor, o segmento obteve um desenvolvimento natural, e agora vive um segundo momento, que prevê a correção de erros iniciais do modelo.

“Tão importante quanto oferecer inúmeros clubes de compras, é dar soluções para restabelecer o ciclo do cupom. É neste nicho que o Reurbano atua, dando uma nova chance de utilização do voucher que normalmente seria desperdiçado”, conclui Lachowski.