Experiência de Marca

Principal jornal de Boston faz promo para fidelizar leitores

O jornal americano Boston Globe, fundado em 1872, é um dos veículos de maior circulação em Boston e passou por uma severa crise no ano de 2009, chegando ao ponto de quase ser extinto. Pertencente ao grupo do The New York Times, já recebeu 19 Prêmios Pulitzer, o "Oscar" da Literatura.

O jornal americano Boston Globe, fundado em 1872, é um dos veículos de maior circulação em Boston e passou por uma severa crise no ano de 2009, chegando ao ponto de quase ser extinto. Pertencente ao grupo do The New York Times, já recebeu 19 Prêmios Pulitzer, o “Oscar” da Literatura.

Após a recuperação e, em meio à era das redes sociais, o jornal criou uma ação de marketing promocional criativa para atrair novos e fidelizar antigos leitores. A ação consiste em um jogo, que incentiva os usuários de celular a conhecerem as ruas de Boston por intermédio das facilidades promovidas pela geo-referenciação e aprenderem mais sobre as atrações da cidade com o serviço de “check-in”.

O Boston Globe está utilizando o SCVNGR, sigla para um famoso jogo chamado Scavenger Hunt, em que os participantes ou times reúnem um número específico de itens por meio de compras ou realizam tarefas ou tiram fotografias de acordo com especificações predefinidas.

Este é um serviço mobile sofisticado, que utiliza o serviço de check-in, para facilitar a atividade e a localização durante o desafio. O SCVNGR é uma plataforma móvel perfeita para ser usada em casos como este. Com os “checkins“, os símbolos, os pontos, os desafios e, principalmente, a leitura dos QR codes trazem uma emoção ainda maior para os participantes.

No caso do Boston Globe Trek, a leitura do QR code pode servir como registro de check-in ou um sistema para destravar o prêmio. Para jogar, o usuário precisa ter um iPhone, iPad, iPod touch ou um celular com o sistema operacional Android.

Como parte do jogo, o Boston Globe Trek inclui desafios em que os jogadores precisam tirar fotos, escanear QR codes e fazer o check-in de vários pontos da cidade dentro de cinco diferentes temas propostos. No desafio fotográfico, por exemplo, o usuário terá que tirar fotos de pontos de referência da cidade. O jornal entregará alguns prêmios para os jogadores que acumularem o maior número de pontos até o dia 03/09.